domingo, maio 04, 2008

A hora de Clarice ou do lobo da estepe?




Na livraria folheei o livro todo de Clarice em fotos, é tão bonito. Queria comprar, mas tenho gastado em livros, já comprei este mês dois livros, melhor esperar, custa noventa reais. Se tivesse para quem pedir pelo dia das mães... Ninguém. Os meninos não têm dinheiro para.
Clarice me entristece. Estava só, Dan foi comigo, tomamos café, ele adora também, depois encontrou um amigo e saíram num grupo. O mais velho foi ensaiar na banda de rock e namorar.
O fundo musical na livraria era uma Ave Maria (é linda a de Gounod), "mas é melancolia pura", uma moça ao lado me diz-havia 5 mesas ocupadas, uma apenas com um par, as outras gente só. Peço pra trocar, todos os solitários concordam e fazem coro. Quem cantava era Selma Reis, me disseram. Quem é Selma Reis? Conheço vagamente. Colocam Bossa nova, melhor assim.
Minha avó chorava todos os dias ao ouvir Ave Maria às seis da tarde, o rapaz me ouve e diz: “Hora dos anjos”, quase me arrepio. Da mesa do fundo o homem diz aumentando a voz:
"Lê Clarice? “Hora da estrela”?" "Não, o livro das fotos". “Ah!...” ele sorri e continua lendo uma revista.
Clarice menina, Clarice adolescente, Clarice e os filhos, Clarice em tantas fotos. E em mim a sensação de tristeza ao ver Clarice. Projeção minha, acho. Ela diz que escreveu “O livro dos prazeres” em 9 dias, acredito. Chorei ao lê-lo, tão triste a incapacidade de amar, ou o aprendizado do amor. Clarice e o amor.
Será que é verdade que amou o Lucio Cardoso mais do que todos? Pode ser. Eu amei Carlinhos muito e fomos amigos a vida toda, até ele morrer. Quanta saudades tenho dele.
Meu ex é Reis e Cardoso , meus filhos são Cardoso dos Reis.
Minha sobrinha Clarice...
Volto para casa meio zonza. Melancólica.Dói o corpo, tudo, como Macabéa.

Mais Clarice aqui.
Sobre o livro aqui.



“Hora da estrela”


Clarice fala do livro aqui. Não deixe de ler "O lobo da estepe" de Herman Hesse.
Eu sou um pouco como o lobo da estepe, quero estar só, mas...

Nenhum comentário: