quinta-feira, maio 19, 2005

[15:45hs] Basta! não é possível ficar impassível diante do que acontece com o Rio de Janeiro, várias vezes já me manifestei via email contra a situação insustentável da cidade maravilhosa. Vamos aderir aos movimentos que estão surgindo-nunca é tarde- e botar a boca no trombone,
Acessem o "Basta" e o Rio contra o caos , leiam o texto da Beatriz Kuhn. Vamos reverter a situação. Colem o selo do movimento no blog de vocês, divulguem.
BASTA!



Como esquecer? Posted by Hello

Estou com ressaca de dor de cabeça, ontem foi um dia difícil, hoje melhorei, mas ainda estou estranha.
Vocês viram o Monumento às vitimas do Holocausto? Fiquei impressionada, gostei muito, deve ser desconfortável andar naquele labirinto, o arquiteto criou uma obra que choca, conseguiu o que queria.

Mudando de assunto. Domingo fui à livraria do Praia Shopping e vi um livrinho com um nome conhecido Armony, Adriana Armony, tive um colega psicanalista, vizinho de consultório que tem este nome, nos cruzávamos nos corredores e no cafezinho.
Peguei o livro para dar uma lida, a moça é filha dele, lembro dela menina, não a via quase nunca, não sei se vivia fora do Brasil, pouco sei do pai também.
Tive uma boa surpresa, gostei tanto do livro que comprei, vocês sabem que compro poucos livros, a grana não permite. O livro se chama “A fome de Nelson”, e o Nelson é Nelson Rodrigues, ela defendeu uma tese de doutorado ”Nelson Rodrigues, leitor de Dostoiéviski” e deu um golpe de mestre ao aproveitar o conhecimento que tem dos dois para escrever este delicioso e comovente romance. É muito bom, dividido em capítulos mistura o narrador, memórias e alucinação. É muito bom de ler. Se você gosta de Nelson Rodrigues leia. Todo o universo rodrigueano encontra-se ali. Eu adorei ler “O anjo pornográfico” livro fantástico de Ruy Castro, ela leu e releu estes livros todos e fez um lindo romance. A vida de Nelson daria um romance, ela fez.
O livro é da Ed.Record, tem 111 páginas, capa de Roberto Rodrigues- deve ser o irmão assassinado de Nelson- é fininho, li rápido. Eu acredito que o livro ainda ficaria melhor se ela não se revelasse no inicio, se fosse mais confuso, se tivéssemos surpresa no final, como o “Budapeste”de Chico, mas é um bom livro, podem comprar.
Lembrei de outro livro que gosto “Sete cartas e um pintor”de Lygia Bojunga Nunes ilustração de Tomie Ohtake , fui procurar na estante e não achei, fico irritada quando não acho, mas sei que devo ter guardado em lugar especial, me perco nas mudanças, fico maluquinha. Então fui ver no Google detalhes do livro e não é que mudou de nome e não tem mais as pinturas de Tomie? não entendi.
O livro que eu tenho é da editora Berlendis & Vertecchia Editores, mas agora se chama ”Meu amigo pintor”e é editado pela José Olympio com outra ilustração. É um livro comovente, um menino tenta entender o porquê do suicídio do amigo pintor, eu chorei muito ao ler, coisa rara, Raduan Nassar em “Lavoura Arcaica” também me comoveu às lagrimas.

Bom dia.
Namastê.

Nenhum comentário: