sábado, agosto 30, 2008

Um dia diferente

Lascia ch’io pianga



"“Farinelli” (1994)
Director: Gérard Corbiau
Awards:
Best Foreign Language Film (Golden Globes 1995)
Nominated for Oscar in the same category
—————————————-
In this video appear the arias “Venti, turbini” and “Lascia ch’io pianga” from the opera “Rinaldo” written by Haendel.
If you wonder why the people and Farinelli are so sad when he is singing “Lascia ch’io pianga”, is because the translation is “Let me weep over my cruel fate, and that I long for freedom” (en castellano es “Déjame que llore mi triste suerte, y que añore la libertad” e em português “Deixa que chore minha triste sorte e que anseie a liberdade)"
Copiei daqui.

Eu amo óperas, não ouço quase nunca, falta espaço. Ah! na casa vou ouvir. Aqui os meninos implicam. A voz de sopranos me comove entra pelos poros. Eles detestam, adoram rock, enfim... A casa logo fica pronta.
Outro dia desci e algumas pessoas ouviam forró na piscina. Poderia ser pagode, ou funk- tudo é ruído que me incomoda. Pensei em me vingar e descer com Vivaldi, ou Bach, colocar alto. :)
mas não fiz, prefiro ouvir com fones no ouvido como faço agora com esta música de Haendel, belíssima.
Meu pai curtia óperas, deve ser por isso que eu amo.
Ok, eu sei que a maioria não gosta, nem tem saco- eu gosto. Por isso estranho tanto os lugares todos. Entrar na livraria e ouvir sambinhas, pagodes, forró, não é comigo. Sou uma chata. Ali prefiro silêncio ou músicas clássicas- lógico que pode ser um João Gilberto ou um Tom Jobim- até Chico incomoda. Por que? traz lembranças ruidosas, paixões. Prefiro ler em silêncio. Hoje fazia tanto barulho lá que sai logo.
E diante do mar? Silêncio. Colocam auto falantes com música alta. Deus meu! E tem uns carinhas com uns carrinhos móveis vendendo Cds. Conhecem? Aqui tem. Altíssimo, o som. E no japonês que temuma teve de plasma enorme? Putz. Eu fico do lado de fora, ao ar livre, e sem poluição sonora.
Vou andar com tampões de ouvidos hohoho meu pai usava de noite para dormir. Estou lembrando dele hoje. Vi um filme de manhã, francês, onde um velho se despedia dos filhos e se mandava para a Argélia. Bonito e comovente. Chorei. Ele escolhe músicas para seu enterro- clarinete. É com a atriz que fez aquele filme onde ela fica num aeroporto e se prostitui- Dominique Blanc.
Eu irei feliz para o outro lado com esta música.
Ouça também aqui, se quiser.

Hoje passei a tarde ótima fazendo compras sozinha, presentes- adoro isto. Fiquei feliz.

Nenhum comentário: