quinta-feira, dezembro 06, 2007

A mulher de frente


Ontem foi o encontro com Márcia Tiburi. Foi ótimo, ela é muito simpática, generosa, boa ouvinte... tivemos afinidades de cara. Ela disse que é ótimo quando chega num lugar e encontra alguém que fala a mesma língua, foi um elogio, eu também senti o mesmo- tanto que cinco minutos depois de nos conhecermos, já estávamos trocando figurinhas(estas coisas eu não conto)
E, como também sou gaúcha... Mas, bah tche, tens alguma dúvida?*
Eu sinto uma certa culpa, acho que tenho uma dívida comigo e com o lugar onde nasci- nunca voltei lá.
Carlinhos, meu querido amigo, era gaúcho, um gaúcho especialmente querido. Scliar, o pintor: 'Pois é, guria, precisa voltar à terrinha', como dizia. Na verdade o Scliar me chamava de filhotinha- todos eram filhotinhos dele.
Bom, a Márcia é o que a gente já sabe: inteligente, bonita, moderna, simples. Não é nada arrogante, é uma moça muito doce.
Ele tem uma forma de discordar sem confrontar- tudo o que foi dito ela respondeu na sua fala, algumas coisas discordando, mas não diretamente- esperta, a danada.
Veio para falar do livro "Mulher de costas", que é muito bom, um romance que ficou como finalista no Prêmio Jabuti.
Uma mulher que veio de navio da Península Ibérica, fugindo da perseguição aos mouros. Aqui se transforma numa salamandra e percorre labirintos em busca de sua identidade. É baseado na lenda da Salamanca de Jarau. Márcia tem um domínio muito bom da escrita, não se perde, o vocabulário é rico. Um livro que instiga, você quer saber mais, o que vai acontecer. Vale a pena ler. E nós, mulheres, gaúchas ou não, teremos a versão dela do nossa história.
Hoje no Solar Bela Vista tem Guinga, que eu já vi na Tv, pouca coisa. É considerado um dos maiores talentos da atualidade. Vou lá conhecer.
Ah! o Chacal foi ótimo, também é super gente fina, doce, tímido. Disse seu poemas, foi festejado. Ontem estava lá assistindo à filosofa que disse que os poetas deveriam ser reverenciados- sustentados para que pudessem fazer poemas. Concordo.
Todo artista deveria ter espaço para criar sem pensar no ganha pão- precisamos deles, precisamos mostra para toda gente que arte é o que nos salva, não o dinheiro.
*Ok, eu me apresento como carioca, vocês devem estar sem entender. Sou carioca de alma, porque o Rio é a minha cidade, vivi lá 30 anos ou mais(na região dos Lagos antes), mas sou gaúcha d enascença- é assim que se diz? nasci lá, minha mãe conta do friooooo, do minuano, do rio Guaiba. Enfim, acabei vindo para o Rio Grande do Norte, ironias da vida. É o terceiro rio da minha vida, do sul, de janeiro e agora do norte, acho que agora fico. Será??? Quem sabe de mim...

Nenhum comentário: