segunda-feira, agosto 08, 2005

Ligações perigosas.































Ontem vi " Ligações Perigosas" ( Les Liaisons Dangereuses) em nova adaptação do livro de Choderlos de Laclos. O filme de Stephen Frears com John Malkovich e Glenn Close eu detestei, sei que muitos de vocês adoram o filme, eu não gosto nem de Glenn Close nem de John Malkovich, apesar de achar que são bons atores.
O filme que vi foi o da diretora francesa Josée Dayan de 2003 e se passa na década de 60. Catherine Deneuve é Madame de Merteuil, Rupert Everett faz Valmont, Nastassja Kinski é Marie e Leelee Sobieski faz a jovem Cécile. Parece que foi feito para a televisão, mas não perdeu, é longo, mas gostei bastante. Catherine Deneuve está como sempre linda, veste Jean Paul Gaultier e como não tem muita expressão dramática faz bem a mulher racional que o papel exige. Todos estão bem, demorei para identificar Nastassja Kinski, está linda e delicada, eu não vi muitos filmes com ela e lembrava da jovem e bela Tess e de "Paris Texas", já a vi em outros filmes, mas não lembro.Ela está muito bem no papel da inocente Marie.
A história se passa na França, Saint Tropez. França e Côte d'Azur me lembram o meu amigo Jean Guillaume, morro de saudades, ele viveu lá nesta época, depois foi para Cabo Frio, terei saudades de Jean sempre, ele já morreu há 20 anos, mas está muito presente na minha vida.
Incrível como o jogo da sedução é assustador e fascinante. É um jogo de cartas marcadas, fiquei pensando com meus botões como é fácil seduzir se você faz isto como um jogo, de forma racional, muitos o fazem por insegurança, pelo simples desejo de serem amados por todos. Já falamos aqui sobre as relações virtuais e a sedução, do quanto desejamos ser amados, mas eu falo de um jogo mais perigoso, mais cruel, o de seduzir e descartar.Estamos rodeados por sedutores de toda espécie, manipuladores e frios, não só na vida afetiva como na política.
É um bom filme, vocês já viram? Vale a pena. Sabiam que é a quinta filmagem baseada no livro? Foi filmado previamente como As Ligações Amorosas (1959), Ligações Perigosas (1988), Valmont - Uma História de Seduções (1989) e Segundas Intenções (1999). Gostaria de ver a versão de Roger Vadim de 1959 com Jeanne Moreau,
Gérard Philipe e Jean-Louis Trintignant ainda não vi.







A bela Nastassjia.

Nenhum comentário: