sexta-feira, agosto 05, 2005

Meu blog e os filmes que vi ontem.




















É estranho como o blog vai mudando, como tenho tido leitores que gostam dos meus contos eu tendo a escrever mais contos, o que é bom, me obriga a escrever, mas me tira um pouco a espontaneidade original, eu me sentia mais entre amigos, agora não, talvez um pouco pela descoberta de alguns leitores indesejáveis, sei lá, ou porque não ando muito animada com nada.
Ontem resolvi ficar vendo filmes e vi estes quatro filmes, um atrás do outro, coisa que há anos não fazia.

"ADEUS, LENIN!"
Good Bye, Lenin! Alemanha 2003 de Wolfgang Becker com Katrin Sass, Daniel Bruhl e Chulpan Khamatova
Adorei o filme, fazia tempo que queria ver. É comovente e original. A história acontece no período da queda do muro de Berlin. A mãe do personagem principal sofre um infarto e fica desacordada oito meses, neste período o muro cai e muda tudo, mas ele quer mantê-la sem saber o que aconteceu, pois a mãe era atuante política e fã ardorosa do sistema. Acontecem coisas incríveis, ele faz coisas mirabolantes para manter a mãe sem saber o que realmente acontece. Inventa um canal de TV onde ele coma ajuda de um amigo dão noticias de um mundo que já não existe mais. Troca rótulos de alimentos...É engraçado e comovente, uma bela história de amor. É bom ver o regime caindo, as mudanças, o que vem com o capitalismo. Há a questão da mentira, ele mente para a mãe todo o tempo, a irmã e a namorada não querem mais manter a farsa, ele não deixa. No fim a mãe confessa uma mentira, uma grande mentira que poderia , se evitada, mudar a vida de todos, não vou contar. Um filme imperdível.


The Rising Place de 2001. EUA. Direção: Tom Rice. Elenco: Laurel Holloman, Elise Neal, Mark Webber, Gary Cole, Tess Harper, Frances Fisher
Durante a II Guerra Mundial, numa cidadezinha nos Estados Unidos, uma jovem classe média engravida de um jovem piloto que é convocado, ai começa o drama da mocinha. É um belo filme sobre amizade, preconceitos, luta contra o preconceito racial, religioso, social. A amizade entre uma moça branca e uma negra levanta várias questões. Um filmezinho bom de se ver, nada de especial, mas também nada que o comprometa. Lembrei de “Tomates verdes fritos” , tem semelhanças, a amizade das duas, a história contada pela personagem já velha, várias semelhanças, “Tomates verdes fritos” é melhor, mais denso, mais dramático.


“O Sorriso de Mona Lisa” é um filme de 2003
Dirigido por Mike Newell (Donnie Brasco) e com Julia Roberts, Kirsten Dunst, Julia Stiles e Marcia Gay Harden no elenco.
É 1953 e Julia Roberts faz uma professora de história da arte que subverte as alunas de um colégio conservador(Wellesly College) com suas idéias liberais. Eu não fazia questão nenhuma de ver este filme, não gosto muito da Julia Roberts, já havia visto na locadora muitas vezes, mas ontem estava sem vontade de fazer nada e resolvi ver na HBO. Vi com interesse e lembrei demais de uma ex cliente, que viu quando foi lançado, e me dizia que eu devia ver, que a Julia, a personagem, é parecida comigo, conclui com meus botões que era coisa de cliente e nem quis ver o filme. Ontem chorei muito vendo o filme porque me vi ali, acabou o filme e eu fiquei chorando, ainda por cima a música final é Smile de C. Chaplin.Foi difícil me recuperar, passei o dia mal.

Depois para relaxar vi “O casamento Grego”,( My Big Fat Greek Wedding) (EUA,2002. Direção de Joel Zwick.
A atriz principal, Nia Vardalos (Fotoula "Toula" Portokalos), fazia a peça quando foi descoberta pela mulher de Tom Hanks que topou produzir o filme com ela no papel original.
O par amoroso é John Corbett um galante e guapo rapaz. É uma comédia romântica, onde uma moça já considerada solteirona dá a volta por cima, se livra das garras do pai e arranja um belo namorado.O difícil e engraçado é convencer o pai a aceitar que se case com um não grego. Uma comédia gostos de ver, além do mais não tem caras conhecidas, o que acho ótimo também.













Espero que hoje meu dia seja melhor, pois ontem estava com uma nuvem negra sobre a cabeça. Argh
Bom dia a todos.

Nenhum comentário: