domingo, abril 17, 2005

A alerta e o sorriso do Chico


Estorvo. Posted by Hello

Hoje acordei cansada e triste, sem vontade de escrever aqui, pensando em compromissos, vontade de não fazer absolutamente nada, com saudades dos amigos...
Quando abri minha correspondência encontrei o meu querido amigo argentino, que andava sumido, me resgatou da possível fossa-acho que ninguém mais usa esta expressão, mas acho muito boa.
Escrevi estes versos há algum tempo, catei hoje.


Alerta


Há em mim um cansaço que temo
Há em mim um cansaço frio e mortal
Está sob minha pele
Não o deixo vir à tona
Permaneço em constante alerta.


Ontem vi o Dvd “Cidades” de Chico Buarque, sempre acho que não é necessário dizer que estou falando do Buarque, mas alguns jovens me lêem e que podem pensar no outro Chico, o deles, que é o Science. Eu havia visto o show no Canecão, em 2000, eu acho, como vocês sabem eu não perco nada do Chico, e este eu nunca tive coragem de abordar, ele diz no DVd que anda de uma forma que ninguém aborrece, rapidíssimo, quando a gente se refaz do susto ele já está longe.
Uma vez eu subia a rua Farme de Amoedo e cruzei com ele, parei e me voltei, fiquei parada, ele de costas seguindo, aí ele se voltou, não foi a força do meu olhar, não, foi porque mudou de direção, procurava um endereço, aí fiquei com vergonha e entrei em um bar para comprar um chiclete, ele deve estar acostumadíssimo com esta situação, impossível não parar, como? até sonho com ele, tal a minha fantasia!... é lógico que sei que eu sonho com o que ele representa para mim, etc e tal, existem outros chicos na minha vida, mais importantes do que o Buarque- Bethânia só o chama de Buarque.
O DVD é uma beleza, uma delícia ver o Chico no Mirante do Leblon falando de Vinicius, conversando na praia- onde foi flagrado anos depois com a morena- rindo solto quando perguntam o porquê do titulo “cidades”- "sei lá porquê"- na Mangueira, conversando com Bethânia, lendo os livros dele, além das músicas, é claro.
Quando ele lançou “Benjamim” Raduan me convidou para ir assistir a apresentação do livro no auditório do Jornal O Globo. Raduan leria um trecho do livro do Chico, e Chico leria um trecho de um conto do Raduan- leu “Hoje de madrugada”, eu já contei antes aqui, ele se emocionou tanto que engasgou, na conseguia prosseguir, então deu um tapinha no ombro do Raduan e disse qualquer coisa como “você é demais”. Eu estava tão emocionada ali sentada na primeira fila, na frente dos meus dois ídolos-para mim eles são os maiores, ninguém é melhor que Chico ou Raduan- foi uma tarde muito especial. Chico tem os olhos mais impressionantes que eu vi, não dá para descrever, só quem já viu sabe do que estou falando, Danusa Leão diz que tem olhos cor de ardósia mas bonitos do planeta, não sei a cor da ardósia mas os olhos impressionam, o que acho estranho é que no vídeo os olhos ficam esverdeados, e são azuiiiiiisssssssss muiiitoooo azuis, ele já disse que as pessoas falam dos olhos verdes dele, a gente lê na mídia.
Quando acabou a apresentação, um bando de mocinhas atacaram o Chico, outras o Raduan, eu queria muito um autógrafo de Chico, mas como competir com as moçoilas gritando e pedindo fotos, ele sempre gentil. Quando surgiu uma brecha eu estiquei a mão com o livro “Estorvo”, ele me viu e pegou, eu disse:”sou sua fã desde “Estorvo”, ganhei o sorriso mais lindo que já vi, ele se abriu num sorriso maravilhoso, inesquecível!
Gosto do Chico escritor, não é leitura fácil, não há romantismo, é árido, angustiante às vezes, mas gosto, me lembra os textos de Raduan, Joyce, Javier Marias, se você vai atrás do Chico letrista, vai ficar desapontado. Ele diz que é mais o escritor do que o compositor.
Eu levei três amigas comigo, duas saíram rapidamente, fiquei com Paula, chamei-a para sentarmos em algum lugar, não quis, não entendi, depois me contou que chorou durante três horas de emoção, tão forte foi o impacto da leitura e do encontro, ela não conhecia o texto do Raduan e o conto lido pelo Chico mexeu demais com ela.
Eu não chorei, fiquei extremamente feliz, foi um dia muito especial para Raduan, que é fã de Chico, para Chico, que é fã de Raduan e para mim que sou fã dos dois.
Que lembrança boa, por isto gosto do blog, não pelos possíveis louros.

Aleluia!!!!

Nenhum comentário: