quinta-feira, junho 07, 2012

Sonhos, Corpus Christi...


Foto do site da prefeitura de Cabo Frio



Trégua. O vento silenciou. A chuva trouxe frescor. Não há luz ofuscante. Despertei com aves grunhindo em grupo. Olho. Voam em bando- são seis. Fazem círculos abertos no espaço. O olhar mais distante percebe a mudança da paisagem. A árvore, que finalizava com beleza o enquadre, foi derrubada para a construção de uma caixa d’água. O cimento se sobressai mesmo à distância.

Lembro dos sonhos. Duas cobras gigantes apareciam num buraco da parede, descubro que por ali percorria a água da caixa d’água. Tenho nojo. Elas se entrelaçam no espaço aberto na parede e depois somem. A abertura da parede me remete à Cabo Frio, casa onde vivi com minha família. As descargas ficavam na parede acima do vaso e tinham uma placa de plástico, quando travavam, eu desmontava e, quando não conseguia consertar, ficavam algum tempo assim- abertas- até um entendido vir.

Depois sonhei que estava de mudança para o Rio, ainda morava em Cabo Frio, pensava nos clientes e que poderia atendê-los uma vez por semana. No sonho me dava alegria saber que estaria de novo nas ruas do Rio- cidade onde gosto de caminhar- flanar. Minha mãe estava saindo da casa também- acho que eram duas casas- havia uma cortina enorme e ela encrencava sobre a cortina, não queria dar ou levar a cortina. Uma barata aparece na cabeceira de uma cama- tenho nojo. A casa era velha. Acordei.

Cabo Frio está presente hoje porque lembrei, estes dias, da festa de Corpus Christi. Eu costumava levar os meninos para verem. É bonito. Tantos desenhos coloridos feitos de sal ou areia colorida. Como não há tantas flores por lá... Depois vem a procissão. Comovente. Mesmo a mulher agnóstica, aqui, se comove diante da fé e paixão das pessoas. A fé comove. ‘Deus tende piedade de nós.’

Ontem sonhei com Chico Buarque. Se eu contasse todas as vezes que sonho com ele... Acho incrível!
Era meu amigo, eu o cumprimentava entre outras pessoas. Se um lacaniano me ouvisse saberia o porquê do Chico- eu também sei. Mais fácil sonhar com o Buarque. Às vezes penso no número de pessoas que sonham com ela- dormindo mesmo- e que, por mais que isso o envaideça, deve ser incomodo. Não gostaria de ser famosa, conhecida a este ponto. Putz! Conheço outras pessoas que sonham com ele. Nos meus sonhos ele sempre é gentil, amoroso, mas nunca tive um erótico. Digo aqui em casa, "eu amo o Chico"- os meninos debocham um pouco deste meu encanto por um estranho- dizem que está velho, estas coisas, para me provocar, respondo que não importa, que envelhecemos juntos- e que ele não tem idade- o que importa é a densidade deste homem. Ai, ai :)
Neste dia, fiquei entristecida pela manhã, nostálgica. Sei porquê. Nada há a fazer contra lembranças fortes. Tomei um cálice de vinho tinto, comi uma bela salada, vi meu seriado preferido (Mad men). Passou o banzo.
Acho que estou aprendendo a viver. :)

Vinho= Corpus Christi :) Depois dizem que a psicanálise é blefe... este, que pensa assim: Vá catar coquinho em NY. rs
Bom feriado para vocês.

Nenhum comentário: