sábado, setembro 03, 2011

Lembranças para amar


Praia das Conchas- Cafo Frio-RJ



Escrever com censura é muito ruim, desestimula. Ando assim com o blog. Tão bom quando havia menos policiamento! OK. Danem-se os outros, mas eu não sei ser assim. Dias melhores, posso dizer. Outro dia fui à praia, mesmo com vento demais e gente estranha por perto, foi bom pegar um solzinho da tarde. Sou nostálgica irremediável. Lembro de Ponta Negra há 25 anos, tão melhor... Tudo que tem a ver com a natureza foi melhor- o homem veio e destruiu tudo. O mesmo com Cabo Frio, Búzios, Praia das Conchas. Posso dizer que conheci paraísos. Sou privilegiada. Eram lindíssimas. Hoje ainda há beleza, mas longe da beleza selvagem.

Praias desertas são mágicas.

Lembro da Azedinha vazia. Praia de João Fernandinho- inacreditável! Deus meu! E a Praia do Forte, dunas... melhor nem contar. Não é, César? Rs
Aquela imensidão de areia branca só para nós. Não, não era eu e César, não. Rs.

Bom, saudades de Carlinhos. Lembro dele se aproximando na areia, era lindo, eles todos eram lindos- que homens! Podem me chamar de fútil, boba, se virem as fotos vão concordar- todos lindos de morrer. Jean era um príncipe, olhos azuis, alto, lembrava Gary Cooper- o charme em pessoa. E o sotaque francês? E o sorriso irônico e cúmplice? Demais. César lembrava um deus grego- juro! Todos cultíssimos, inteligentes, simpáticos, amorosos.

Impossível não ter saudades de pessoas tão queridas e interessantes. Onde estão os homens charmosos e especiais hoje? Hello! Quero conhecer,ainda há tempo- quero conversar com gente inesquecível. Onde?

Pronto, já virá algum espírito de porco para dizer que estou reclamando- que vá catar coquinho no asfalto.

Quem conheceu César, Carlinhos, Jean Guillaume, Chico... tem que ter saudades daquele tempo. Sem falar nos papos com C.Scliar. Mas ele não era um amor, eu não era próxima, nunca quis ser. Não voltei mais à Cabo Frio, tenho uma amiga lá, tenho Anúsia lá, mas não tenho mais estes quatro especiais: César- está em MS- longe- os outros estão inacessíveis- se foram. Queria crer em vida além desta- se existir, estão a me esperar- todos me amaram, muito, um amor diferente do outro. Ai ai .

E Pimenta? Preciso mostrar os poemas dele aqui de novo. Tão apaixonado, tão inteligente! Morreu cedo demais, antes dos trinta- que pena!

Hoje o filho foi surfar e eu não fui. Ontem fomos a um restaurante árabe legal- fui com um dos irmãos e sobrinha- linda, quando me viu foi ao jardim do prédio e pegou uma florzinha para mim. Oh! Fiquei tão feliz. Nossa família tem estes gestos, foi a primeira vez que a vi fazer isso. Meu filho, Dan, faz isso, meus irmãos também, minha mãe, eu... Vem de mi madre- há coisas muito legas que ela nos deu- dá. Além da literatura, claro.

Chega.
Praia de João Fernandinho- Búzios- RJ

Nenhum comentário: