segunda-feira, abril 16, 2012

O encanto de Kafka- Arquivo




Acordei às seis e meia e havia um arco-íris no meu ‘quintal’. Sonada esperei que se diluísse, demorou uma eternidade.

Há um rio aqui atrás, se eu olhasse mais a janela ao amanhecer, possivelmente veria muitos arco-iris- já vi alguns.

Sonhei que estava num guichê fazendo um pagamento- faltava quinze minutos para o Banco fechar, eu aflita não acho o dinheiro e digo para a caixa que vou em casa buscar, que era perto- saiu apressada e deixo minha carteira no balcão, percebo no sonho que corria o risco de não encontrá-la mais.
Acabei de ler pela manhã o conto “O foguista” de Kafka. Não sei fazer análises literárias, mas foi um dos melhores contos que li. É maravilhosa a narrativa, a forma como ele prende o leitor, ficamos a espera de que algo inesperado aconteça- e acontece, claro. É um texto atemporal porque nos revela o humano, a injustiça, a delicadeza. Está no livro “Contemplação/ O foguista” da Cia das Letras com outros contos também incríveis- muitos curtinhos. Um deles, “Olhar distraído para fora”, ele narra o que o personagem vê da janela, fala da sombra no rosto da moça na rua, maravilhoso!

Kafka foi um escritor excepcional, pena ter morrido tão cedo- completaria 41 anos- imaginem se ele tivesse vivido mais as maravilhas que teria deixado. Este conto, “O foguista”, Rilke considerou melhor que “Metarmofose”. Não sei fazer estas comparações, este é delicioso de se ler também. É o primeiro capítulo do livro “O desconhecido”, este eu não li ainda.

Publicado em 2011- abril.

3 comentários:

Adriana disse...

Oi Elianne,
Adorei a imagem nova do seu blog, lindo esse Chagall, não? Deslumbrante visão.
Tb adoro Kafka, amo, ao mesmo tempo que passa a visão sofrida de um mundo, consegue ser humano e delicado. Adorei seu texto, acho que captou toda sensibilidade de Kafka com delicadeza e ternura.
Obrigada, qrda.
Bjos,
Dri

Eva disse...

Se tudo se acha na internet, vim procurar alegria, conforto. Parei no seu blog, um post de 2006, "Roda viva", de Chico Buarque. Me dissestes como me sinto. E ser feliz começa por saber o que nos faz infeliz, que começa por saber o que se passa. Obrigada.
Mas a alegria, não, essa ainda não me sorriu.

Suzana Martins disse...

Eu já li Kafka e é realmente maravilhoso, cada letra escrita ali é um encontro a alma.
Quem encontrar esse livro tenho certeza que ficará muito feliz.

Parabéns!!

Abraços