segunda-feira, abril 16, 2012

Livros- dicas






Ainda não sei que perfil terá este blog, vou tateando.

Esta semana, como já disse, estive em ebulição mental, e estou a pensar (gosto desta expressão de nossos patrícios) nas mulheres. Mesmo concordando com a Sheila e outras que disseram que são contra esta comemoração, também acho que é como qualquer outra data, usada pela mídia e comércio- nem Natal eu gosto! Mas não foi possível não pensar.
Lembrei de livros que li, pouco conhecidos, sobre mulheres e recomendo:

“Corpos frágeis, mulheres poderosas”.
De Maria Martoccia e Javiera Gutiérrez.
Ed Ediouro.
Adorei, tem biografias curtas de mulheres admiráveis como: Frida Kahlo, V. Woolf, Billie Holiday, Madame Curie, M. Callas e outras. É ótimo, não deixe de ler, você lê com facilidade e traz aspectos muito interessantes destas mulheres.

“A caixa de santinhos de esperanza” de Maria Amparo Escaban.
Bela história de uma mulher que nega a morte da filha e viaja atrás do paradeiro fazendo uma rica viagem interior.

“Memento Mori”” de Muriel Spark.
Divertido, fala da morte de forma leve, os personagens são todos velhos e divertidos. A protagonista é uma ex escritora muito famosa. Há um leve tom de mistério, todos recebiam telefonemas anônimos estranhos falando de morte, mas nada que assuste, é muito gostoso.

“As boas mulheres da China”
de Xinran
Ed. Ediouro
É de uma chinesa, jornalista, que conta histórias comoventes e reais. É um livro que todos, homens e mulheres, deveriam ler. Mostra o sofrimento das mulheres chinesas, da submissão. É muito bom.

“Mulheres Alteradas”
de Maitema
É ótimo, são charges, fantásticas, Maitema conhece muito bem a cabecinha das mulheres. É um tratado de psicologia sobre o comportamento das mulheres, uma espécie de “Radical Chic”, mais abrangente, a “Radical” é carioca, moderna, as personagens da Maitema são universais.

“História das mulheres do Brasil” Coordenação de textos de Carla Bassanezi.
Ed. Contexto

Imprescindível se você quer entender a mulher brasileira, encontramos histórias de mulheres fantásticas de séculos anteriores. Aqui no R.G.do Norte tivemos Nísia Floresta Brasileira Augusta, o nome já diz muito, uma grande figura, procurem ler, uma mulher que viveu a frente do seu tempo.

Alguns de vocês devem conhecer estes livros todos, mas eu dei a dica porque às vezes fazendo palestras eu cito a Maitema e tem muita gente que não conhece. A Maitema é, talvez, a Mafalda adulta, com filhos adolescentes. Mafalda, de Quino é outro livro que adoro, tenho a coleção completa e me delicio sempre que abro, aliás, eu penso em colocar um desenho da Mafalda no lugar da minha foto, eu tenho muito da Mafaldita, questiono tudo, e houve um tempo em que me parecia mais ainda porque usava um cabelo grande, como o da Gal, mas sou mais bonitinha que ela, viu?

E a “Radical Chic”, todos conhecem? Nós cariocas somos todos fãs de Radical, uma mulher moderna e complicada, desenhada com talento pelo Miguel Paiva, se você não conhece procure conhecer, é a cara da mulher moderna, está no Jornal O Globo, você pode ver lá.

Você lembrou de livros e gostaria de dar uma dica?

Nenhum comentário: