domingo, março 06, 2011

Tão bom ser amada...

Dois amores: Carlinhos e César


Abri uma gaveta ao acaso- cartas de amor, de amigos, fotos... Não chorei ao ver a foto do amor antigo, nem ao ler a carta do amigo que se foi antes da hora. Por que foram antes de mim? Sacanagem...

Vi fotos da amiga, tão querida, que ao me afastar, cortei como se faz com ex amor indesejável. Era linda, será que envelheceu bem? É longa história, por isso nem conto para vocês. Foi a melhor amiga durante 20 anos.

Tenho muitas cartas... de Carlinhos, do ex namorado, F., deste apaixonadíssimas, meio delirantes, com flores secas-lindas-, do meu pai- muitas-,  dos irmãos, de algumas pessoas que lembro vagamente... Colegas do colégio de freira. Pois é, fui lá que passei a detestar Igreja e cia. De Carlinhos  encontrei recados deixados no apartamento de Cabo Frio, eu tinha a chave, quando ele estava no Rio eu ia de vez em quando lá, mas não aguentava ficar muito tempo- o bom era com eles- César e ele.

Me dei conta que tenho mais cartinhas de Helena Kolody do que lembrava- tão gentil. Minha mãe deu umas 400 cartas dela para o acervo da poeta. (Outro dia no livro do Dalton Trevisan li um comentário muito desagradável dele sobre ela, nem repito, está no livro Desgracida).

Tenho uma carta deliciosa de César escrita na Fazenda no Pantanal- devo ter mais coisas dele- tenho um conto em manuscrito.

Achei fotos antigas de jornal de Juarez Machado- só tenho foto com ele de 2007 em Paris. Que coisa! Não tirávamos fotos em 70, 80, era cafona. Com Carlinhos, com quem convivi anos a fio, tenho uma foto que César tirou. Inacreditável! Com Jean não tenho nenhuma, nem com Drummond- ficaria constrangida em pedir para tirar foto com ele- e quem tiraria? Nossos encontros eram nas ruas- só uma vez ele foi à minha casa.

As cartas de Pimenta eu arquivei, não estão nesta gaveta, acho que vou fazer o mesmo com estas, guardar num arquivo.

Ah! Achei uma carta minha para Carlinhos. Foi ótimo me ler aos 20 anos. Deusmeu! Continuo a mesma!
Não mudei essencialmente- a tristeza aparece, o amor platônico demandando mais afeto...

Vou digitalizar algumas fotos do Ju para mandar para o fã dele de Curitiba, tem tudo que saiu sobre ele- eu tenho algumas coisas- uma hora parei de guardar. Esqueci de dizer que fui apaixonada por ele- platonicamente, claro rs.
Ai ai

Fiquei feliz em rever tanto afeto de amigos amados- tem mais ali, nem abri cartões de Marilda- não tive coragem- esta dói muito ainda. CS também dói muito- mas hoje consegui olhar a foto e ver como era lindo o meu amor sem chorar.

Até uns poeminhas do meu ex marido eu achei- muito ruins, mas é bom guardar para os filhos lerem.

Enfin, c’est la vie, c'est l'amour…

4 comentários:

Cristina disse...

OI Laura!!!

Sem dúvida é muito bom ser amada!!!
Engraçado hoje também estava a mexer em cartas antigas,fotos;tanto é que postei um poeminha que fiz há muito tempo...(tive essa coragem rs)uma outra amiga blogueira também comentou da nostalgia que o dia de hoje estava trazendo!!!Será que juntou o saudosismo com os dias de folga,e assim foi possível mexer nas gavetas,arquivos?
Que lindas recordações você tem!!!

Um beijo

Adriana disse...

Elianne L.,
Vc é muito linda, prefiro seu blog que tt, chato tt.
Adoro ler seus textos, gosto de palavras em expansão e em expressão, nada da concisão retalhadora.
Engraçado pq, como te disse, tenho 36, e já entrei na geração que não tem muitas cartas pra recordar...só emails, e alguns se perdem, infelizmente. Enfim. Mas fotos, tb tenho algumas que me falam demais ao coração.
Queria tanto uma foto sua com Drummond - mas imaginarei vcs dois!
Bjo,
Adri

Malu disse...

Oi!
Adoro seu blog, ele é inspirador.Continue com ele, é maravilhosos e sempre tem algo a acrescentar em nós, leitores!
Acabei de criar um blog, sobre cinema, e a primeira posatgem e sobre o marlon Brando, se puder dá uma passadinha lá, eu sei que você gosta dele.
Beijinhoss

Adolescendo em Verso & Prosa disse...

Laura: feliz dia pr ati..bjus diretamente do meu Cotidiano..que sente saudades das suas visitas.