quarta-feira, junho 10, 2009

Um gol a favor

"“A Cabeça do Futebol” não enfrenta abertamente a questão futebol x literatura, mas oferece a 25 autores a possibilidade de pensar livremente sobre um tema geral – a vivência de torcedor. Ao longo de diferentes reflexões sobre este tema, quase sempre em crônicas, muitos escritores chegam ao gol.

É o caso de Samarone Lima, nome de craque do Fluminense, autor de uma crônica deliciosa sobre o dia em que, hospedado num albergue em Buenos Aires, levou o filho dos donos, um menino francês de 7 anos, para assistir uma partida entre Velez Sarsfield e Racing no estádio. Ou da escritora Elianne Diz de Abreu, que arrisca-se numa raríssima ficção de conteúdo erótico tendo o futebol como pano de fundo.

Correndo o risco de cometer injustiças, destaco ainda Carlos Magno Araújo, cujo texto relembra uma partida especial, Ceub x América (RN), em que se protagonizou o histórico duelo entre Fio Maravilha, atuando pela equipe brasilense, e Hélcio Jacaré, o craque do time de Natal. Um jogo sem importância alguma, mas que, 30 anos depois, Araújo (ainda bem) não consegue esquecer.

Chamo a atenção, por fim, para Gustavo de Castro, que conta uma bela história do fascínio de um pequeno fã por um craque em final de carreira, Klecius Henrique, relatando as aventuras de um nordestino apaixonado por futebol, rock e mulheres em São Paulo, e Rubens Leme Filho, autor de uma ode a Geovani, craque coadjuvante num Vasco que tinha Roberto e Romário.

“A Cabeça do Futebol” será lançado em São Paulo nesta quarta-feira, 10 de junho, às 19h30, na Livraria Cultura (shopping Villa-Lobos).

Enviado por: Mauricio Stycer - Categoria(s): Cultura, Esporte Tags relacionadas: , , , , , , , , , , "

Daqui do Portal IG.

3 comentários:

Anônimo disse...

Resolveu que não vai mesmo pra Sampa?
E a conexão voltou?
ocê tá boa ?
bom final de semana
bjs
madoka

Leila Silva disse...

Parabéns, o livro parece estar repercutindo bem.
Abraço

varal da angel disse...

Parece que o Livro esta sendo bem recebido.Parabens!
E aproveito para agradecer seu comentario.
Eu sempre passo por aqui.
Bj