quarta-feira, agosto 27, 2008





Ontem eu encontrei uma conhecida, uma professora daqui de pedagogia na Universidade e ´holística'. Acho que me entendem. Ela está em tudo que é relativo à terapias alternativas. Já a vi n arua, finge que não me vê de vez em quando, ontem esbarramos na calçada da padaria.
- Ela disse: Quanto tempo! Tudo bem? Acabei o curso de psicanálise.
- Ah! é! que curso você fez?
Fez o da Neo Psicanálise... Nunca sei o nome, aquele que quis instituir a profissão de psicanalista via Congresso Nacional. Lembram? Contardo fez dois artigos falando, sei porque foi ali que comecei a conversar com ele.
Eu não tenho nada contra quem faz psicanálise sem antes ter feito psicologia ou medicina- acredito que os mais preparados são os da psicologia. Por que? porque a gente estuda anosssssssss terapias, muitas teorias, aprende-se a fazer entrevistas, etc e tal.
Mas o mais importante pra mim é a análise pessoal. Eu fiz anos de análise, anos, e ainda precisaria de um analista. Cadê a analista que eu ia aqui? Não estava me acrescentando nada. Não acho analistas aqui. É complicado. Eu fiz uns 20 anos de análise com analistas diferentes. Tive alta, voltei à análise. Trabalhei como psicanalista 30 anos. Eu me abro, sou fácil de me expor, vocês vêem por aqui, mas se não há retorno...
Para ser analista precisa-se de um tripé: teoria, analise individual e supervisão. É muitoooooooo perigoso atender alguém sem estar preparado. A pessoa pode surtar, é um risco que se corre se não se souber manipular bem a transferência.
Bom, voltando a minha conhecida.
Ela perguntou o que ando fazendo, eu respondi que acabara de sair da Yoga.
- Ah! que bom? Faz com quem? Na UFRN?
E por ai foi a conversa.
Por que eu conto aqui? Ela me irritou muito. É a dona da verdade, a única professora de yoga que presta é a fulana, blá, blá, blá.
Como uma mulher de 60 anos, que nunca se analisou, que é dona da verdade, ouvirá uma cliente em psicanálise, me contem?
Na UFRN temos, acho, que 4 professoras.
Bom, eu disse que gosto de yoga em seqüência, sem exercícios repetidos numa aula- foi assim que eu fiz há muitos anos e em Cabo Frio. A aula vai num crescendo e acaba todo mundo relaxado com minutos de meditação. aqui não é assim- acho que uma das moças faz isto, a que mais gosto. Ela vai aumentando o movimento, tem uma seqüência. A gente sente o corpo todo trabalhado. Um dia trabalha pernas, no outro braços, um dia no chão, outro em pé- em exercícios de equilíbrio.
Bom, a minha conhecida disse que o certo é exercícios repetidos. Não discuti. Existem muitas modalidades de Yoga hoje, eu prefiro esta que faz seqüências, sem repetir, sem esforços, mais alongando e respiração, até relaxar tudo.
Ela saiu que nem a mulher do piolho. Conhecem?
A mulher do piolho disse para o marido que ele tinha piolho.
- Não tenho piolhos, imagine...
- Tem sim.
- Não tenho.
E insistiu tanto que ele a jogou num rio.
Ela não sabendo nadar se afogou com as duas mãos para cima fazendo aquele gesto de quem está matando piolhos.
hihihi
Esta piada é do repertório de minha avó, que teria mais de 150 anos hoje. :)
Bom dia para vocês.

Nenhum comentário: