quinta-feira, julho 12, 2007

O sol que aquece






















Jörn Zolondek


Uma grande alegria hoje, Jo, minha amiga que está em tratamento na Itália, acaba de ligar. Está bem, até a voz está outra, desta vez acredito que ficará bem. Só voltará quando estiver bem. Diz que lembra demais de mim lá, que eu adoraria estar lá. Um dia eu vou, não vai demorar, preciso decidir umas coisas. Ela esteve em Florença também, agora voltou a Salerno. Ah! E ela me contou que um amigo deles italiano, que eu conheci, quando o G. disse que eu tinha um blog, ele disse que já me conhece há muito tempo, e eu nem tenho idéia de quem seja no virtual.

Ontem comprei, na livraria Poty, um livro de Marguerite Duras, li a primeira história e gostei muito, "Um homem sentado no corredor". Uma novela, ou um conto grande, erótico. Fico pensando que sinto algumas inibições em escrever eróticos, preciso me soltar mais.
M Duras é escritora fantástica, adoro, não conhecia este livro, aliás li acho que apenas 2 dela. Vuoler mais. Também li ontem lá na livraria um conto de Italo Calvino, lembrei do meu conto "O homem menos estranho", é sobre uma mulher e um homem num trem, ai ele se aproxima cada vez mais, etc e tal. O meu é curto, mas poderia ser parecido com aquele. Engraçado, eu nunca havia lido Calvino, que me lembre, gostei, outro dia compro. Este era "Amores difíceis" hã, tudo a ver...

Marlon Brando fala no seu livro da facilidade que temos em racionalizar, não enxergando a realidade. Quem tiver chance leia o livro dele, é muito bom, ele era muito inteligente e culto- leu filosofia. E foi analisado muitos anos, o que não ajudou muito,eu acho, ele também diz, mas o fez entender o mecanismo de nosso comportamento.
Ele cita muitos exemplos desde o massacre aos índios até a Guerras do Vietnã. Cita o discurso de Brutus. Eu me sinto traída por 'Brutus' estes dias. Mas vai passar.
Brando fez o filme "Julius Caesar" em 1953


E li no blog de um amigo que nasceu aqui isto:
" Uma vez um alemão me disse: - Um povo que tem um mar deste tamanho por defronte, e não se torna navegador, como é possível entender?"
http://razaopoesia.zip.net/
Eu vivo me perguntando como um povo que tem esta praia enorme aqui em frente não gosta do mar. É uma coisa que eu não consigo alcançar. Quando pergunto o que acontece me respondem que é cultural. Vocês sabiam que potiguares são tão claros quanto os paulistas? Eu fui descobrir aqui.
Uma vez um alemão me disse: - Um povo que tem um mar deste tamanho por defronte, e não se torna navegador, como é possível entender?

















Marlon Brando arrasa no discurso, eu vi faz tempo tenho que rever. Queria comprar os filmes dele, agora não dá :( Dinheiro ajuda muitoooo a trazer felicidade, sabiam? e como! Eu estaria na Itália neste momento.

Nenhum comentário: