terça-feira, maio 08, 2007

“Summertime...and the livin' is easy"...























Hoje eu tive a notícia triste de que a irmã de minha amiga Jo morreu, ela chegou na Itália no dia que ela morreu, não pode vê-la. É triste, mas também fico contente que tenha ido, mesmo com dificuldades,( pelas dores), ir até lá, foi bom, estará com a família num momento destes. A irmã tinha 41 anos, morreu de câncer, fumava. Todos os italianos que conheço fumam. Jo parou de fumar, acho que assustada pela doença da irmã e também pelo longo período que passou no hospital em grande sofrimento. Ela diz que de tudo que passou o bom foi ter parado de fumar. Tem um filho de 8 anos, precisa viver bastante, não é?
Quando fico triste, estes dias ando angustiada e ansiosa, eu gosto de ouvir jazz ou bossa nova, já contei antes, me aliviam a dor. Dor difusa, quero me livrar, não sai.
Queria algo para me salvar ou alguém para cantar uma linda canção de ninar. :)

Eu vi "Porgy and Bess", de George Gershwin há anos no Municipal do Rio e adorei.

Vejam o vídeo com a Ella Fitzgerald, é uma delícia e faz bem para a alma. Ella sings "Summertime" Berlin 1968

Aqui: Summertime - Ella Fitzgerald & Louis Armstrong.


Aqui vocês podem escolher com quem querem ouvir, tem desde Janis Joplin a Billie Holiday, Stan Getz... escolham.

"Summertime como canção de ninar é envolta numa aura de mistério, feitiço, a um só tempo representando um canto de lamento e um hino à esperança. Clara, tenta acalentar uma criança, dizendo-lhe e prometendo-lhe coisas que não têm correlação com o plano geral da situação de submundo das personagens. O texto da ária é o seguinte:

“Summertime ... and the livin’is easy
Fish are jumpin’... and the cotton is high
Your dad’s rich... and your ma´s good-looking
So hush little baby... don’t you cry
One of these mornin’s...you gonna rise up singing
You gonna spread your wings...and you’ll take to the sky
But ‘till that morning...there ain’t nothin’ gonna harm you
With your mamma and dad ... standing bye
Summertime”".

Daqui.

Nenhum comentário: