sábado, fevereiro 03, 2007

Boca e olhar travados



















Quinta fui ver "O ano em que meus pais saíram de férias". Gostei do filme, vale a pena ver. O cinema com um quarto dos lugares ocupados, por ai. Sento na última fila- acho confortável, o ar é menos frio e posso me mover à vontade que não chateio quem está atrás- eu não consigo ficar parada muito tempo.
Bom, alguns minutos depois do início do filme, vem um rapaz e senta ao meu lado. Penso:" Putz, tantos lugares vai sentar logo aqui". Instintivamente penso em mudar de lugar, mas resolvo ficar. Ele se vira para mim, vejo que era muito jovem, e pergunta:"Perdi muito? Começou faz tempo?" Ai eu relaxei, ele estava interessado no filme e devia ser um cara do bem.
Pode parecer exagero meu, mas a última vez que isto aconteceu foi muito desagradável, o sujeito se tocava lá, tive que mudar de lugar, ele foi atrás de outra mulher. Era de tarde, matinê no cine Jóia em Copa, filme de Almodóvar- maravilhoso- "Tudo sobre minha mãe".

No corredor do shopping havia um velho muito elegante- devia ter uns 80 anos- vestia calça de linho e camisa num tom de rosa bonito. Pensei na vaidade dele, supus que tenha sido um homem muito bonito. Entro na farmácia, peço 'Minâncora'*, o velho se aproxima do balcão e pede Viagra - duas caixas. Uauuuuuu.

De madrugada acordo com um homem falando num celular, diz alto:" Venha me pegar aqui, ela me botou pra fora de casa. Não, venha, rapaz, ela me botou pra fora. Eu te pago a gasolina". Continuei dormindo, depois ouvi novamente o homem falando, desta vez com a tal mulher, eu acho. Não despertei para ver. Ver o quê? Um desconhecido, uma figura na madrugada.

Olho as nuvens da cadeira da piscina hoje, não sinto emoção nenhuma. Elas passam sobre o edifício. Vejo as janelas. Penso com indiferença nas pessoas que vivem ali. Ando indiferente, de vez e quando isto acontece. Deve ser defesa. os olhos ardem, parece que chorei muito, mas não chorei. Estou travada: boca e olhar.

*Lembram de Minâncora? é ótima para espinhas, secam de um dia para outro. Difícil achar. Mas ainda fabricam, eu acho. Eu usei a vida toda, agora meus filhos usam.

Nenhum comentário: