Rio, 12 de março de 2006
‘Blogs’, a nova mania que dá dinheiro nos EUA
Helena Celestino
Correspondente O Globo
NOVA YORK. Como milhares de universitários, Jen Chung, 29 anos, mandava e-mails para seu grupo de colegas no curso de Economia da Columbia University, com histórias interessantes de Nova York, fazendo críticas de restaurantes, listas dos melhores shows de rock, descobrindo bares novos, contando o dia-a-dia da cidade. Já formada e entediada com seu trabalho numa agência de publicidade, criou um blog com seu ex-colega de faculdade, Jacke Dobkin, também de 29 anos. Com a contribuição de milhares de “olheiros” pela cidade, acabaram fazendo um completíssimo serviço de Nova York: “Gothamist” virou uma referência e hoje ocupa o 90 lugar no ranking de 27 milhões de blogs que povoam a internet e chegam a faturar US$ 1,5 milhão por ano.
Jen e Jacke são hoje blogueiros profissionais, ainda uma raridade nesta congestionada nova mídia. Eles têm um escritório no Upper West Side, estão montando uma rede de blogs cobrindo 15 cidades e vêm investindo pesadamente em infra-estrutura e manutenção. “Gothamist” está ligado a centenas de outros blogs, é visitado por 65 mil pessoas por dia, recebe de 1.500 a duas mil contribuições diárias e tem entre seus anunciantes até o poderoso “The New York Times”.
— Vasculhamos as várias mídias e postamos o que achamos interessante. Nos últimos seis meses, nosso público cresceu 20% ao mês — conta Jen, evitando detalhar quanto cobra pela publicidade de restaurantes, hotéis e do mercado imobiliário estampada no seu site .
Eles fazem parte do blog boom , um fenômeno mundial. Tecnologia, sexo, política, fofoca e serviço são as grandes atrações nesse planeta que primeiro popularizou-se como espaço para adolescentes expressarem emoções mas já virou um negócio capaz de fazer novos milionários e mexer com a mídia tradicional. A grande maioria dos blogs é irrelevante, mas no meio de muita bobagem, há um poderoso grupo de blogs Classe A com valor comercial e repercussão na vida nacional, especialmente nos Estados Unidos.
Claro que os números ainda são modestos se comparados a outros ramos da economia, mas o maior negócio já fechado por um blog chegou a US$ 25 milhões, não exatamente uma soma desprezível: foi a compra pela AOL da Weblogs, uma companhia guarda-chuva para vários blogs , cujo carro-chefe é o Engadget, segundo no ranking da blogoesfera, editado pelo skatista punk Peter Rojas, um obsessivo decifrador dos gadgets de nova tecnologia. Ele não conta quanto ganhou nessa transação mas reconhece que tecnicamente não precisa mais trabalhar, embora continue passando 80 horas por semana postando sem parar informações no computador.
— Qualquer um pode começar um blog e fazê-lo crescer, mas é um trabalho infernal. Começo antes do dia nascer e não paro até a hora do jantar — disse à revista “New York”.
Os blogsmais importantes têm audiência equivalente a de revistas e jornais de cidades de médio porte. Conseguem impor aos anunciantes uma tabela de preços que varia muito mas a maioria tem como base o número de leitores.
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