quarta-feira, janeiro 25, 2006
"Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera"
Outro dia vi um filme que gostei muito " Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera" do diretor sul-coreano Kim Ki-duk.
É um lindo filme, vocês conhecem? É a história de um monge budista e seu discípulo. Conta a história da vida do discípulo, o monge o acompanha na jornada, aliás a vida do monge é acompanhar de longe o discípulo. Estranho este mundo dos budistas. Eu simpatizo muito, mas não sei nada. A pessoa que me convidou para ver o filme é budista, descobri que existem vários blocos(?)- parece que é esta a palavra- de budistas aqui em Natal, são simpáticos, só conheci um homem e muitas mulheres. Eles entoam um mantra longo, eu até gosto, acho que é bom para a saúde mental.
Achei interessante como o monge budista não interfere antes, sempre depois que as coisas acontecem, não é como nós, que educamos com advertências, reprimindo, não, ele deixa acontecer, depois pune, isto me surpreendeu, há punições severas na história. Mostra como na vida não ficamos impunes, nossas escolhas têm consegüências muitas vezes graves. A moça budista, não concordou comigo quando eu falei em escolhas, acho que eles vêm diferente, talvez- não sei como vêm- eu acho que fazemos escolhas.
Vejam o filme é muito lindo. Como o título diz as estações do ano marcam as mudanças.
Fala da vida, da morte, do sexo(sexo tem a ver com vida e morte, não é?)
tudo muito sutil. O cenário é sempre o mesmo, belíssimo, muda com as estações do ano.
É um filme premiado, leiam aqui e vejam mais imagens ai também.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário