Aqui no blogolândia (termo de Flávio, melhor que blogosfera, não acham?) fazemos muitas vezes auto análise, auto crítica aberta, estas coisas, alguns pensam que são o máximo, tudo que escrevem acham que deve ser louvado, outros quase se desculpam por existirem, por serem lidos- afinal lê quem quer, não é? Todos podem ser o que quiserem aqui na blogolândia, há democracia, quero deixar isto claro, todos têm espaço e leitores, e quem sou eu para dizer o que quer que seja? afinal mal cheguei...:)
Outro dia Inagaki falava sobre isto, não lembro mais bem o que disse, mas falava sobre o peso que algumas pessoas dão ao que pensam e ficam em discussões estéreis, etc e tal.
Outro dia eu estava numa livraria e peguei um livro de Rubem Braga. Eu conheço o escritor há séculos, mas não lembrava mais de nada dele, lembro que lia as crônicas numa revista, seria Cruzeiro ou alguma mais nova? Sei lá, faz tempo, sei do amor dele por Tônia Carrero, do apartamento que eu via lá no topo de um prédio em Ipanema onde havia um pomar, da amizade pelos mineiros- era capixaba- aquela geração rica intelectualmente que juntou Paulo Mendes Campos, outro cronista excelente, Fernando Sabino, Hélio Pellegrino- também psicanalista- Drummond, etc e tal.
O livro é de crônicas e fiquei encantada, sabia que Rubem Braga é considerado o maior cronista brasileiro, mas assim mesmo foi uma boa surpresa, uma delícia ler as crônicas dele, algumas me comoveram, tal a delicadeza, a sensibilidade do olhar do escritor. Uma das crônicas “Falamos de Carambolas” me deixou engasgada, é uma conversa entre um homem e uma mulher, comovente, simples, uma obra de arte. “Viúva na praia” é o olhar de um homem sobre uma vizinha que fica viúva, lembrei da minha história da vizinha, ele a vê na praia logo depois da morte do marido, é interessante como nos aproximamos neste momento, o olhar dele é semelhante ao meu, sem a sensualidade naturalmente, também não me comparo com ele como escritor. O livro dele me fez pensar, fazer uma auto crítica, ele é maravilhoso, leiam.
O livro é uma seleção de crônicas de Rubem Braga feita por Davi Arrigucci Jr. Ed. Global
Nenhum comentário:
Postar um comentário