quarta-feira, maio 11, 2005

Ex-Libris da Tugosfera

Leila da Bélgica, finalmente respondo as perguntas, não é fácil escolher alguns livros em tantos que gosto, procurei não fugir muito do que é pedido. Acredito que poderia fazer outras escolhas e seria bem acompanhada na ilha deserta. Vamos lá:

Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?


Esta resposta eu dei outro dia no post sobre Juarez Machado.
Fiquei pensando e achei estranho escolher um livro, melhor seria um personagem Juarez tem um livro que saiu na década de 70, inicio, onde um personagem tenta de todas as maneiras sair do quadrado que o contém, o emoldura, Juarez com a criatividade fantástica que tem, faz a cada página um desenho onde o homenzinho se vira de todas as formas para iludir o enquadramento. Dá para imaginar que no fim ele sai, consegue sair, mas que ilusão... continua preso. É a vida. Nós criamos nossa prisão.
Seria o livro do Juarez, um ser aprisionado, tentando ser livre.

Já alguma vez ficaste apanhadinho(a) por um personagem de ficção?

O personagem masculino de “Um copo de cólera”de Raduan Nassar.
Mafalda de Quino, as personagens de Clarice Lispector, são muitos, Lou Andréas Salomé
pela vida entre artistas, poetas, discípula do meu mestre, Freud.

Qual foi o último livro que compraste?

Budapeste, de Chico Buarque, ou “As boas mulheres da China” de Xinran, ou “Gigantes Belgas” de Burkhard Spinnen, não lembro, tenho comprado muito menos do que gostaria.
Gostei dos três, “As boas mulheres da China” é escrito por uma jornalista, conta histórias verdadeiras; “Gigantes Belgas” é para crianças ou jovens, um estórinha mágica para contar as crianças que existem pessoas diferentes delas, dos pais dela, um menino vai descobrindo as dores, as vidas diversas, através da amizade com uma menina e de Chico gostei muito,não é leitura fácil, mas é livro muito bem escrito, no deve ter sido fácil escrevê-lo.

Qual o último livro que leste?


“Contos” de Tchechov, andei relendo, “Contra o fanatismo” de Amós Oz.

Que livros estás a ler?

“Debaixo da minha pele” de Doris Lessing, primeiro volume de sua autobiografia, “Um eco muito distante”de Muriel Spark, a escritora do delicioso “Memento Mori”, “Escritos”de Antonin Artaud, “’ Quando Nietzsche chorou” de I. Yalon, depende do meu humor. Dois deles releio, estou sempre relendo livros que gosto.

Que livros (5) levarias para uma ilha deserta?

Cinco é pouco, mas vamos lá, vou escolher... é difícil, vou escolher livros que me fazem falta:
“Interpretação de Sonhos” de Freud,
“Fragmentos de um discurso amoroso”,
”Vinte Poemas de Amor e uma Canção Desesperada", de Pablo Neruda,
uma boa coletânea de contos russos e
uma coletânea de peças de Shakespeare.

A quem vais passar este testemunho (três pessoas) e por quê?


Wilton porque adora livros, foi dono de livraria anos a fio e é o único amigo não virtual que se conecta comigo neste universo.

Lucia
, apesar de só escrever crônicas no blog talvez deseje responder.
Não sei quem mais gostaria de responder, há várias pessoas já se dizendo cansadas dos questionários nos blogs. Acho que deve ser aberto, responde quem quer, Denise também pensa assim.


Bom dia!

Nenhum comentário: