quinta-feira, maio 12, 2005

Betânia, uma mulher de valor.


Precariedade. Posted by Hello

Esta noite choveu a cântaros e tenho dificuldade para dormir quando chove muito, é estranho porque a maioria das pessoas diz adorar barulho de chuva para dormir, eu não. Fico ouvindo o plaft no chão, na árvore, lembro de Betania...
Betania é a minha faxineira, vive numa favela, num barraco precário e quando chove muito ela e a irmã- moram juntas- passam a noite cavando ao lado do barraco para que a água não entre para dentro. Ela tem um filho de 8 anos, a irmã duas jovens adolescentes. Depois de uma noite destas de chuva, eu digo:”Betania, pensei que não viesse hoje, pensei em você por causa da chuva”, ela responde:”pois é Dona Laura, passei a noite acordada, em volta do barraco, eu e minha irmã”. Já ouvi várias vezes esta frase. Mas vocês pensam que Betania é um trapo? qual nada! tem 40 anos, teve um caso com um sargento safado, casado e aproveitador, pode? ela o evita agora. Está sempre nos trinques, arrumadinha, limpinha, com uma roupa diferente, deve ter muitas roupas, varia muito o vestuário, compra tudo no “quatro real”, lojas que vendem tudo a quatro reais, aí tem o 1,99 aqui tem os “quatro real”.
Uma historinha para ilustrar: ela tem um fã, um vizinho, muito feio que ela chama de ratinho, ele a corteja faz algum tempo, ela diz que não quer nada, mas confessou outro dia que fica pensando se não seria bom, ele não é estas coisas de caráter, ela já sabe. Outro dia ele veio com um celular de presente para ela, assim sem mais nem menos, ela recusou para não ter que “fazer favores” em troca, mas para que ele não se ofendesse disse que assim que pudesse compraria o celular dele, afinal ela tem um velhinho não precisa de celular.
Agora sábado é aniversário do filho, está preparando uma festa, está toda ansiosa, não servirá bebidas alcoólicas para que não dê confusão entre os convidados, o filho fará oito anos. Às vezes ela diz: “ele já é um homem!” Digo: “não, Betãnia, ele ainda é um menino”. O filho quer crescer logo para dar uma vida melhor para a mãe e ela parece ansiosa para que isto aconteça.
Betânia, uma mulher de valor.

Bom dia!

Nenhum comentário: