segunda-feira, abril 11, 2005

“Todo homem feio tem direito à mentira amorosa”.


Xico Sá. Posted by Hello

Há dias estou querendo trazer novamente o Xico Sá
para vocês, conheço pouco, mas o que li me fez fã dele, os primeiros textos que li acho que foi na revista MTV ou Trip, não sei- já disse que não confiem em ninguém com mais de 50 anos.
“Modos de Macho e Modinhas de Fêmea” é um livro de crônicas muito engraçado.
É escrito com humor e inteligência, copiei abaixo um trecho para vocês
Aí, ontem à noite fui ver a Gabi no GNT e me deparo com dois cronistas conhecidos sendo entrevistados: Joaquim Ferreira dos Santos e Tutty Vasques. Nunca havia visto o Tutty, nem em fotos, o Joaquim coloca a foto dele por ai, lembro dele na Revista de Domingo do Jornal do Brasil/ Rio. Agora escreve para "O Globo" assim como todos os jornalistas bons que eram do JB. Joaquim é muito feinho, narigudo, calvo. Tutty é um homem de 50 anos, grisalho, mas gracioso. Tem charme. Fez propaganda dele mesmo, disse, com ênfase, que está só- cara de pau, além de charmoso. Sorria de satisfação ao dizer isto, sabe que tem poder com as mulheres.
Meu filho passou pela TV e disse: “Este você deve achar bonito, tem um jeito do Chico Buarque e de Caetano”. Tive que concordar, ele geralmente implica terrivelmente com os homens que eu digo que são bonitos ou charmosos, adora dizer que são feios, gays, etc e tal, já virou graça, nem ligo.
Acordei de madrugada e havia sonhado com um outro charmoso, conhecido, que não é lindo, mas um charme, eu o vejo de vez em quando na GNT ou GNews, em entrevistas, tem um dentinho sobre o outro na arcada dentária inferior, que traz mais charme ao sorriso, talvez se o dentinho não viesse no pacote do charme do sorriso, ficasse feio, mas não, fica um charme. Caí na asneira de lhe dizer isto num daqueles meus rompantes de espontaneidade, ele respondeu com graça e espontaneidade também, me atrapalhei toda, não disse coisa com coisa e o homem não quer mais falar comigo. Ele confirma que recebe minhas poucas mensagens, mas fica em silêncio. Eu acho muito engraçado, agora, no inicio fiquei constrangida. Como eu, tão responsável, uma mulher madura, fiz tal besteira? Mas não fiz nada de mais, só disse que era um charme, tentei consertar quando ele respondeu que se surpreendeu com a minha transparência, mas ele não quer mais saber, deve ter medo, há muita gente doida por aí, e eu me comportei de forma esquisita. Fico com pena, ele escreve sobre mulheres, eu gosto do assunto, conheço muito as mulheres-e os homens também-afinal escutei atentamente homens e mulheres no meu divã durante mais de 25 anos, e os 50 anos de vida servem para alguma coisa. Acho que um dia ele vai perder o medo de falar comigo.
O engraçado é que através do blog eu conquistei algumas pessoas interessantes, mas fico querendo que algumas que considero especiais me leiam, é... queremos ser reconhecidos e amados por mais de dez pessoas.
Amos Óz em “Contra o fanatismo”, livro que todos deveríamos ler, diz que se tivermos sorte seremos amados por dez pessoas e dez nos amarão, certíssimo.
Acho que já ganhei a minha cota, fui amada e amei muito. Ou fui premiada e ganharei de brinde mais amores? Duvido.

Leiam o Xico Sá, vale a pena.

“Todo homem feio tem direito à mentira amorosa”.

“Só os feios têm direito a pulha, ao plágio, às elipses que escondem o jogo, ao macaqueamento sem culpa, à picaretagem-do-bem, aos manuais do blefe e às citações de ocasião. O bonito, creia, já nasceu uma mentira; o feio, um dia bonito lhe parece”.

Muito bom, não é?

Bom dia! Namastê.

Nenhum comentário: