terça-feira, abril 12, 2005

“Dá-me uma de tuas mãos”...


Miró."Pelo que falta na lua em má fase..." Posted by Hello


“Cinco poemas despretensiosos”
ou
“Dá-me uma de tuas mãos”

I

Pelo que falta na lua em má fase;
pelo que falta na terra (aventuras de se fugir- astronave?)
e por temores meus de noites longas
nos momentos raros de conjunções,
juro que te quero- eu digo que te quero verde-
pois não importa o branco do teu rosto
e não me irrita mais a tua circunvida:
sei que na dor estou aqui, perenemente,
um silo, um barco, um rumo. Eu teu amigo.

II

Se te chamo Lian...me atendes?
O meu grito no escuro da mais sutil madrugada,
o primido em volutas de tormenta
de gosto de angústias...escutas?
E o sussurro de pazes, envolto
em ternura à toa,
carinhos na tua ausência ... entendes?
Assim, teu nome é Lian.

III

Um dia se ouvirão estórias.
Eu, velho de guerra, lembrando:
Lian, nome ou sonho?

IV

A distância me consome e desvanece.
Creio que o amor se perde no caminho
e o jornaleiro só lhe entrega restos
de uma soberba mensagem...

V

Fosse o meu ser- estradas!
Aberto em rosa- de – ventos
meu corpo te guiaria.
Mas estou quase mortifixo
nas minhas insubstâncias:
sou rampa de lançamentos.

Querida Lian: são versos; que te digam qualquer amor,
qualquer paz, que te não sejam consolo mas arrimo, que levem longe as dores e fique um saldo bom de otimismo. Sabemos esperar-é a nossa profissão, lembra-se? Meu benzinho, larga de banda essas tristezinhas- de- tostão, compre um dia claro e me diga se não vale a pena estar viva-júri de tanta beleza;
apesar da nossa Dor e o lugar comum do que lhe proponho e digo, amo-te o bastante para pedir: seja feliz.

José Geraldo Pimenta


É impossível não me emocionar e sentir falta deste amigo querido. Morreu em 70 e não sei quanto, e até hoje quando vejo um carteiro lembro dele, me escrevia quase todos os dias e as cartas eram belíssimas.
Deve ter me salvado, eu vivia “na fossa”, era tristeza pura e ele era meu cúmplice na dor. Quando leio hoje, me comovo, já chorei muito lendo Pimenta. Atualmente compro sempre um dia de sol, não deixo a tristeza me invadir, tristeza habitua, sabiam? É difícil nos livrarmos dela, é como um vício.


Bom dia! Um dia claro para vocês!

Nenhum comentário: