sexta-feira, abril 15, 2005

Eu, dois gaúchos, uma carioca e a galinha ruiva.


A galinha ruiva. Posted by Hello

Ontem, lá por meio dia um amigo gaúcho que mora aqui há uns 15 anos, perguntou se eu queria assistir uma palestra sobre educação em escolas cooperativas, meu filho Dan estuda na escola que os filhos deste um amigo estudam, eu o conheci ali.
Não entendo nada de cooperativas, apenas intuo que é o melhor caminho não só para a educação.
Chegamos cedo, ele ia para um Workshop, me deixou no salão de entrada do Hotel. Chega um homem e diz:”que friuu que está lá dentro”. Pergunto se é do sul, é, eu também sou gaúcha, nasci lá, etc e tal e engrenamos no papo. O homem é bom de papo, eu também, rapidinho encontramos afinidades, falamos de “Mar adentro”, blogs, amores virtuais, psicanálise, etc. Depois de um tempo de papo ele disse que era o palestrante, fiquei satisfeita, pois tinha receio que fosse uma palestra enfadonha, não seria, com certeza, o homem é articulado. Na apresentação, antes da palestra, a mestre de cerimônia- chic o nome, não é? disse que ele é doutor em sociologia por uma Universidade européia, juro que esqueci, não era França, acho que era Bélgica.
Ele esteve em Natal há 35 anos, não conhece mais a cidade e voltaria para o sul hoje às sete da manhã, é uma pena, uma pessoa vem daquele friuuu para este clima daqui, fantástico para uma prainha e nem pode pisar na areia- deve ter ido à noite, o hotel fica praticamente na praia.
Antes da palestra os rapazes do som colocaram um DVD no telão, adorei, era o musical do Oscar, com o Ray Charles do Jamie Foxx, Nora Jones e Steve Wonder cantando, mesmo que a palestra fosse mais ou menos já havia gostado de sair de casa.
A palestra foi boa, ele é professor e tem carisma. Começou contando a estória da “Galinha ruiva”, aquela que pede ajuda para cultivar o trigo e ninguém quer ajudar, mas na hora de comer o bolo todos vieram animados para comer, mas ela come sozinha, não divide. Ele diz que a galinha é uma safada, ordinária- termo do sul- e provoca a platéia para que discuta o porquê chama a galinha de ordinária e safada. A resposta dele é porque a galinha é incompetente, não faz nenhum movimento para entender a lógica dos outros, e também não quer dividir o seu conhecimento sobre o plantio do trigo, afinal ela fez tudo sozinha, sabia bem como funcionava, é incompetente e má. Ele falou até em Winnicott, Roger, além de Paulo freire, Freinet... Gostei da palestra, também acredito que a saída é a economia informal, cooperativas, redes de produção.
Quando a palestra acabou eu estava gelada, o salão era geladíssimo, houve o lanche- coffee break- antipatizo com estes termos em inglês, depois haveria outra palestra, mas não quis assistir, estava gelada, meu amigo gaúcho viria depois das 17:30h quando acabaria o curso dele. Durante o cafezinho encontrei com o palestrante trocamos umas palavrinhas e ele foi tomar seu café, me trouxe depois um chato de galocha que já tinha me abordado antes com um discurso anti Tv, que eu desconfiei fosse religioso, o gaúcho achou que seria bom eu conhecer alguém que trabalhasse com jovens. Depois eu vi o gaúcho conversando com outras pessoas animadamente, ele é muito simpático, lembra muito o meu amigo gaúcho que morreu recentemente, de quem falei nos primeiros posts do blog. Também conversei com uma carioca super gente fina, era a moça que apresentava os palestrantes, voz tipo Íris Lettiere- para quem não sabe quem é a Íris, é aquela voz dos aeroportos, foi uma jornalista famosa há anos. Ana, a moça que conheci, está aqui há anos, adora morar em Natal, eu também gosto, mas ainda não me enturmei aqui, talvez a culpa seja minha, ela me deu a dica dos programas culturais que acontecem na Casa da Ribeira, eu já fiz até campanha, via emails pelo não fechamento da Casa da Ribeira e, pasmem, nunca fui até lá.
As pessoas voltaram ao salão de conferências e eu fiquei no salão da entrada, fazendo hora para Orildo chegar, ainda faltavam uns 40 minutos. Na hora combinada comecei a ligar para o celular dele que estava na caixa postal- coisa desagradável esta tal de caixa postal, desligo na hora. O palestrante passou bem na hora que eu me olhava no espelhinho da bolsa, é o tipo de flagrante que nós, mulheres, detestamos, disse que descobriu que o chato era religioso, bingo, eu disse que o mar era quente que fosse até a praia, ele disse que faria isto, além de comprar artesanato, senão pensariam que não esteve aqui e sumiu.
Aqui eu me senti desconfortável, senti que havia falado mais do que deveria, que fui espontânea demais, o demais do Barthes bateu em mim, ainda mais a preocupação com o espelho... me senti ridícula.
Raduan quando me conheceu disse que eu tenho uma espontaneidade cativante, cativante para ele, mas para muitos homens é assustadora.
Orildo não chegava e eu ali, o gaúcho palestrante veio de novo na minha direção, mas entrou antes num corredor, ai eu pensei “o homem pensa que estou aqui cercando ele”, as pessoas da palestra saiam, pegavam seus carros e nada do Orildo. Como não tenho intimidade com ele, pensei que talvez tivesse me deixado lá, fui atrás de um funcionário do Hotel para chamar um táxi. Enquanto isto eu via de longe o gaúcho palestrante num vai e vem lá dentro do Hotel, eu estava neste momento do lado de fora, e já me sentia extremamente desconfortável.
Escrevo isto rindo, pois é tudo uma grande besteira, mas que me senti assim, me senti. Coisas de Laura. Ah! e eu estava me sentindo muito bem ontem, estava vestida como gosto, de preto, branco e vermelho, a calça comprida que não usava faz tempo, entrou folgada, havia feito um post que me satisfez, imaginem se estivesse num daqueles dias péssimos?
Estava no táxi há uns minutos quando o celular tocou, era Orildo, me chamou de apressada, e fomos nos encontrar na cafeteria do Praia Shopping para tomar uma café. Eu lhe contei da minha historia com o gaúcho palestrante, da carioca e da galinha ruiva. Rimos muito.


Bom dia!

Nenhum comentário: