domingo, agosto 07, 2011

Cartas de Tarsila







Esta foto linda encontrei no Facebook, via Jo- amiga querida. Interessante como algumas pessoas nos encantam. Não, não sou bi, nem lésbica- amo amigas especiais.

A foto traz proteção. Que os deuses nos protejam.


Dica de livro:

“Aí vai meu coração: as cartas de Tarsila do Amaral e Anna Maria Martins para Luís Martins”


"O livro “Aí vai meu coração: as cartas de Tarsila do Amaral e Anna Maria Martins para Luís Martins”, de Ana Luísa Martins (Editora Global, 2010), reúne as cartas escritas por Tarsila e Anna (prima de Tarsila) para o jornalista, cronista e crítico de artes Luís Martins, com quem Anna casou após o rompimento dele com Tarsila. As cartas foram encontradas pela autora (filha de Anna) numa gaveta, após a morte do pai. A história desses amores é narrada por meio da leitura das cartas apaixonadas e complementada pela autora, que explica o desenrolar dos acontecimentos, o romance entre seu pai e Tarsila.

A frase “Aí vai meu coração” era a forma como Tarsila encerrava as cartas para Luís Martins. Ela tinha 47 anos quando o conheceu, 21 anos mais novo do que ela. Os dois se apaixonaram e viveram juntos por 18 anos, quando ele se uniu a Anna Maria, 16 anos mais nova do que ele. No mesmo período em que o casamento acabou, Tarsila viu sua obra ter grande reconhecimento, consolidando a importância que já se sabia desde os primeiros anos do modernismo, quando realizou sua tela mais famosa, "Abaporu".

As cartas de Tarsila são escritas com muita paixão (para Luís) e empolgação (para o marido, que estava no Rio ou na Europa e já iniciava o processo de separação). O livro inclui trechos da autobiografia do crítico e crônicas publicadas por ele, que tratam, com poucos rodeios, das dificuldades da separação e do novo casamento, que enfrentava oposição aberta da família Amaral.
"

Vejam aqui.



Nenhum comentário: