sábado, julho 02, 2011

Amigos invejáveis



Vi muitas vezes o Glauco na casa do Scliar, que tinha amigos especialíssimos, como Clarice, Jorge Amado, Niemeyer, Darci Ribeiro... Aquela geração foi fantástica- cheguei tarde, digo sempre.
Mais aqui: Nova pagina 1

Lembrando Scliar, vejam aqui o que o Portinari disse! Quase acabou com o talento do jovem pintor. 

A casa de Cabo Frio, que virou um instituto, vale a pena ser conhecida- eu amo- é linda! Tem peças maravilhosas de arte- ele colecionava trabalhos de muitos artistas. A casa é em estilo colonial. A de Ouro Preto também é linda, mas faz tanto tempo que não vou lá que lembro pouco- tenho foto minha no jardim- estou horrorosa. Fui com Fernando Bento passar uns dias lá- nós namorávamos, ele era muito amigo do Scliar.

Lembro muito de D. Mercedes, uma negra que tomava conta da casa com a filha Cecília. Eu me encantei por D Mercedes- ficou minha amiga. Tão querida. Ela o acompanhava, quando ele ia para Cabo Frio ela ia, também para o Rio. A família dela, que era grande, vivia no Rio. Tenho saudades do afeto dela por mim.

Em Ouro Preto, Scliar recebia muitos jovens para almoçar. Sempre uma comida muito saudável: frango assado, arroz, feijão, legumes, salada de tomate com alface- lembro até hoje. Ficávamos na mesa conversando- ou melhor, ouvindo-o- era um mestre, gostava de ensinar.

Fazia muito frio naqueles dias- foi um mês de maio- era difícil acordar. Dormíamos num quarto no andar de baixo com janelas que fechavam e escureciam totalmente. Acordávamos e já era meio dia- que vergonha! Scliar acordava cedinho- eu ouvia os passos dele pela casa. Queria ter curtido mais, me aproximado mais dos amigos dele também- só me aproximei dos mais jovens- João Bosco, Lima...   Eu era tímida. Talvez hoje fosse diferente. Não sei...

Onde andará Fernando Bento?  Na última vez que fui à Sampa não o procurei... Ele foi casado com a filha de Mira Schendel, Ada, com quem teve filhos.

Nenhum comentário: