terça-feira, outubro 05, 2010

Ai que loucura!




Ontem, antes de dormir fui ler o blog da Cia das Letras- é bom- e me diverti com uma historinha que envolve Saramago, Luiz Schwarcz e Narcizinha- (Ai que loucura!). E, en passant , Chico Buarque.
Era amiga do meu ex, que é amigo de todo mundo de todos os lugares: políticos, jet set, (agora vi a origem da expressão aqui), boêmios, artistas- todos. Inacreditável- circulava em todos os meios. Faz política, faz ponta em filmes e é ‘irmão’ de Neville D’Almeida. Gosto do Neville, gente boa.

Bom, o Luiz conta, leiam aqui, um episódio divertido que se passa no Copacabana Palace quando o Saramago estava hospedado lá e o Presidente russo também- dá para criar em cima e fazer um filme pastelão.
Ele lembra o fato partindo do documentário José & Pilar que eu já postei aqui para vocês duas vezes.

E, como este blog funciona como sessão de análise para mim, vocês sabem, lembrei do encontro de Raduan, Chico e Luiz no auditório de O Globo há anos.

Repito aqui:

Quando Chico Buarque lançou “Benjamim”, Raduan Nassar- lançava “Menina a caminho”- e me convidou para ir assistir a apresentação do livro no auditório do Jornal O Globo. Raduan leria um trecho do livro do Chico, e este leria um trecho de um conto do Raduan- leu “Hoje de madrugada”. Mediava o encontro Luiz Schwarcz, o dono da Cia das Letras.

Já contei antes, Chico se emocionou tanto que se engasgou, não conseguia prosseguir, então deu um tapinha no ombro do Raduan e disse qualquer coisa como: “você é demais”.
Eu estava muito emocionada sentada na primeira fila, na frente dos meus dois ídolos- para mim eles são os maiores, ninguém é melhor que Chico ou Raduan- um na música, outro nas palavras- foi um fim de tarde muito especial.

Chico tem os olhos mais impressionantes que eu vi, não dá para descrever, só quem já viu sabe do que estou falando, Danusa Leão diz que tem os olhos cor de ardósia mais bonitos do planeta, não sei a cor da ardósia, mas os olhos vibram, o que acho estranho é que no vídeo os olhos ficam esverdeados, e são azuis muito azuis, ele já disse que as pessoas falam muito dos olhos verdes dele e ri.

Quando acabou a apresentação, um bando de mocinhas atacaram o Chico, outras o Raduan. Eu queria muito um autógrafo de Chico, mas como competir com as moçoilas gritando e pedindo fotos. Ele sempre gentil, sorria.  Quando surgiu uma brecha eu estiquei a mão com o livro Estorvo- não tinha dinheiro para comprar o Benjamim, podem crer, por sorte tinha o Estorvo-, ele me viu e pegou. Eu disse: “Sou sua fã desde Estorvo”, ganhei o sorriso mais lindo que já vi, ele se abriu num sorriso maravilhoso- inesquecível!

Gosto do Chico escritor, não é leitura fácil, não há romantismo, é árido, angustiante às vezes, mas gosto, me lembra os textos de Raduan, Joyce, Javier Marias, se você vai atrás do Chico letrista, vai ficar desapontado. Hoje ele diz que é mais o escritor do que o compositor- que quer ser reconhecido como. Já foi.

Eu levei três amigas comigo, duas saíram rapidamente, fiquei com Paula, chamei-a para sentarmos em algum lugar, tomar algo, conversar, não quis, não entendi. No dia seguinte me contou que chorou durante três horas de emoção ao chegar em casa, tão forte foi o impacto da leitura e do encontro, ela não conhecia o texto do Raduan e o conto lido pelo Chico mexeu demais com ela.

Eu não chorei, fiquei extremamente feliz, foi um dia muito especial para Raduan, que é fã de Chico, para Chico, que é fã de Raduan e para mim que sou fã dos dois.

Que lembrança boa, por isto gosto do blog.

Imaginem se o Chico tivesse lido este conto, onde a personagem é Paula.

Minha amiga choraria mais ainda. Este conto foi o primeiro contato que tive com o autor, há muitos anos, foi publicado na íntegra num suplemento literário da Folha de São Paulo- que já foi excelente. Eu recortei e andei muito tempo com o texto do Raduan por perto- meu amor por ele é bastante antigo. Um dia, lá atrás,  ele disse: "Amizade precisa de lastro, Elianne". No dia em que me ligou para desejar Feliz Natal eu senti que já tínhamos um lastro. Outra vez ligou para avisar o novo telefone. Se você conhece um pouquinho do Raduan sabe que isto tem um peso e tanto. Agradeço à vida por este encontro com este homem especialíssimo.

Nenhum comentário: