sábado, junho 19, 2010

Vida longa, Buarque!


Hoje é dia de festa. #ChicoBuarque66

Quem me conhece sabe que Chico é um dos meus amores- uma figura importantíssima na minha vida.
Não, não é maluquice minha, ele faz parte do meu imaginário desde que o vi pela primeira vez. Meninote e lindo. Na época nos reuníamos- em Cabo Frio- para ver o programa da Record, onde ele no palco disputava com Caetano, Edu Lobo e outros o conhecimento sobre canções brasileiras. Quem viu não esquece jamais. Era delicioso. Caetano quase sempre ganhava- conhecia tudo de música. Uma graça também. Sou da geração que cresceu amando Chico, e ao som de Chico.

Além disto, um outro Chico tomou meu coração, roubou-o de forma arrebatadora. Talvez para sempre, ainda não sei... A vida é feita de encontros inesperados.

Sonho com o Buarque, vocês sabem, digo que meu inconsciente é camarada comigo. Muitas noites encontrei-o nos meus sonhos. Sempre amoroso, como convém a uma fantasia.

Um dia estive à sua frente durante algumas horas, ou menos, não sei. Eu, na primeira fila o ouvi ler um conto de Raduan Nassar- (outro encontro amoroso impossível). Ele se emocionou, engasgou, e depois me deu um sorriso lindo que jamais esquecerei. Eu lhe disse: “Sou sua fã desde “Estorvo”. Olhou nos meus olhos e sorriu. Ulalá. Tenho autógrafo no Estorvo.
Um outra vez, há mais tempo, eu descia a rua Farme de Amoedo, em direção à Visconde Pirajá e ele vinha na direção contrária. Parei e fiquei o acompanhando com os olhos. Ele deu meia volta, fingi entrar na farmácia enquanto ele buscava um endereço. Chico anda rápido- diz que é para não dar tempo para as pessoas o abordarem. Quando o reconhecem e desejam abrir a boca, ele está longe.

Tenho uma amiga que mora pertinho dele, via-o carregando bicicleta ladeira acima, ou caminhando. Nunca teve coragem de dizer “Oi”. Eu teria. Mas no Rio, todos sabem, os cariocas fingem não ver as celebridades. Por que vocês acham que eles gostam tanto de viver lá? Por isso. Carioca de verdade, olha de esgueira e faz de conta que não sabe quem é.Talvez até frustre os novos célebres. Teve aquele flagra do Chico na praia, mas quem ligou? Só a imprensa para ter assunto, porque nós, nem ai. Ninguém regula a vida de ninguém na cidade maravilhosa.

Ok, ando saudosa, muito- uma hora vou lá passear. Deixar Natal agora- a casa nova- fica difícil, o ideal é poder ir até lá e cruzar com Chico, já que o outro, o meu, não está mais na terrinha, apenas em minha lembrança. Ou, quem sabe, encontrá-lo no Marais em Paris. Ulalá. Adoraria, mas não iria perturbá-lo. Como convém, por amor.
Vida longa, meu querido Chico!

http://ofuxico.terra.com.br/admin/smarty/templates/img_upload/2008/05/CHICO%20BUARQUE%20E%20FILHA%20-%20NOTA.jpg


http://ego.globo.com/Entretenimento/Ego/foto/0,,11279856-EX,00.jpg


http://contigo.abril.com.br/imagem/foto/trajetoria/chico-buarque/ampliada/chico-buarque-12.jpg

No dia do Encontro de Raduan Nassar e Chico Buarque no auditório do O Globo a Silvinha estava também na primeira fila- fiel, como eu- que fui convidada pelo Raduan.
Delícia vê-lo em família e dando gargalhada com Caetano. Agradeço aos deuses ser contemporânea deles.
Amém!

Mais Chico aqui.
Mais aqui.

Um comentário:

Lia Noronha disse...

Laura: que belas imagens do Chico...um poeta dos sonhos de 8 entre 10 mulheres...Bjs de bom sábado pr ati querida.