sábado, março 27, 2010

Quando o mar sobe...



Sonhei que ligava para alguém- um irmão, parece R.- e dizia que estava de saída daquele lugar. Olho e vejo uma praia quase deserta. Digo: “Todos foram embora. Pois é, agora que é bom ficar.” (Depois que ele diz algo).

Penso que não gosto daquele prédio à beira mar. Era um prédio de três andares, de uns 50 anos- nada a ver com a paisagem. Um edifício de cidade, já velho.

Olho para a encosta- falésias- e vejo que o lugar por onde cheguei está fechado- estão fazendo uma obra com cimento lá no alto- seria uma escada de acesso. Penso em como sair dali. Teria que ser pela praia.

Fui buscar uma imagem e lembra Pipa. Vivo dizendo que quero ir à Pipa e nunca vou- é aqui perto- me falta desejo de tudo- sair de casa é difícil sozinha. Dan iria, eu sei, mas agora está estudando- fará vestibular no fim do ano, não posso dispersá-lo mais do que já é.

O prédio é um daqueles prédios pequenos do Rio, de Copacabana- lembra onde morava Renato Russo, em Ipa- perto da minha casa. Sei lá, ontem ele faria 50 anos. Não me diz nada R.Russo- nunca prestei atenção nele- sorry fãs- eu sou de outra geração e não dou conta de saber tudo- não gosto de nenhuma banda, nem Titãs- lamento.

Estive em Pipa uma vez, gostei muito- gente de todos os lugares. Logo que cheguei ao pedir uma informação, conheci um moçambicano, psicólogo, almoçamos juntos e saímos de noite para a rua principal- eu e os filhotes- eram bem menores. O homem era interessante, mas só tinha olhos para as moçoilas de barriga de fora. Nos correspondemos um tempo- ele morava na Europa...Bélgica, acho, já esqueci- Januário o nome dele , lembrei agora. Era de uma linha de psicologia diferente, não lembro mais- algo místico.


Você já ficou preso numa praia porque o mar subiu? Sempre tive medo- uma amiga quase morreu numa ilha em Angra por isso- o marido foi mergulhar de lancha, ela ficou na praia e o mar subiu, subiu. Ela e uma amiga. Esta amiga depois morreu com o marido num acidente de avião. É a vida.

Quando estou num lugar assim, presto atenção na maré- Cabo Frio há lugares, na praia do Forte onde a maré sobe muito, fecha a praia. A nossa casa lá era bem próxima do mar, não à beira mar, uns 70 metros, meu pai dizia. O mar batia à noite: Bam! Bam! Eu tive muitos pesadelos ali por causa do som das ondas se quebrano na praia.

Tenho muito medo do mar- vivo desde os 16 anos no litoral e não perco o medo. Agora estou mais longe, só de carro- uns 7'- a pé só se for andarilho :) Aqui tenho vaquinhas por perto e pássaros, mas, ainda assim, prefiro ver o mar- é libertador.






Nenhum comentário: