quinta-feira, março 18, 2010

Lucien Freud expõe em Paris


Na foto, mulher observa a obra "Pluto and the Bateman Sisters", de 1995 (09/03/2010)

Veja fotos da exposição aqui.

Lucien Freud , neto de Freud, e um dos maiores pintores vivos, estará em exposição no Centre Georges Pompidou, em Paris, até 21 de Julho de 2010.
Lucien me interessa por ser neto de Freud em primeiro lugar. Freud é meu mestre, para mim o gênio do século passado- devemos tanto a ele. Foi corajoso, generoso, inovador. Um homem interessante e interessado em entender os porquês de nós todos- humanos. Foi excelente escritor e leitor voraz. Gostava de arte, amava arqueologia, objetos antigos. O pai de Lucien, filho do Sigmund, era arquiteto.

Lucien nasceu em 1922, em Berlim, e em 1933 emigrou para a Inglaterra com a família Freud- perseguida pelo regime nazista.

Gostaria de ver a exposição. São trabalhos que nos impactam pela crueza- muitos mostram corpos nus, corpos humanos ao natural- com suas formas imperfeitas.

O avô mostrou os abismos de nossa existência e o neto mostra, em telas a óleo-suponho-, o corpo torturado- a angústia através da pele- corpo.





Foto by Lucien Freud

3 comentários:

Anônimo disse...

Oie,
Estava para vir aqui agradecer o seu carinho e o seu convite. Muito obrigada.
Ja vi uma exposição do Lucien Freud no Metropolitan. É bem neto do Freud. Realmente as figuras impactam. A que eu vi eram corpos de gente idosa, muitos e muitos idosos. Mas como era muito numerosa em quadros, o cara produz ne? No meio vai ficando meio repetitivo o tema, meio chato. Por essas fotos que voce colocou ai, parece que sabiamente ele esta diversificando.
Beijos,
Cam

Muadiê Maria disse...

ConFreud foi um gênio e muito generoso e corajoso.
bjo

Lia Noronha disse...

Laura: muito criativo o trabalho dele.
Bjs carinhosos pr avc e um bom fim de semana.