quarta-feira, dezembro 02, 2009

Dicas de um escritor irônico e criativo


No consultório peguei uma revista piauí* e li um artigo de Steve Martin, pensei que fosse homônimo do ator, mas agora descobri que escreve também. Ele fala sobre o ato de escrever e é muito divertido.
Diz:
“Entre todas as artes, escrever é a maneira mais fácil, indolor e alegre de passar o tempo... É verdade que a angústia às vezes visita o escritor. Nesses momentos, paro de escrever e saio para relaxar e tomo um café no meu restaurante predileto, sabendo que as palavras podem ser modificadas, repensadas, manipuladas, e, em último caso, negadas. Eis um luxo que os pintores não têm. Se saírem para tomar um café, a tinta seca e endurece”.

“...Bloqueio criativo: um mito
“O bloqueio criativo é um termo fantasioso inventado por gente que gosta de se queixar, só para ter uma boa desculpa para beber álcool.”
Hihihi
Ai ele diz que acontece do escritor ficar ‘entalado’, mas neste caso, faça como Sófocles ou Rodman, arranje alguém para narrar sua história, que será publicada “conforme contada”. Depois recomenda uma dica, um truque: quando entalar abra um romance publicado de outro autor, pegue uma frase que ache ótima e desenvolva seu texto dali. Se não conseguir com uma frase pegue outra e mais outra. Três frases copiadas não te levarão à cadeia.
Hahaha
Mais: “Uma demonstração de como se escreve na realidade
É fácil falar sobre como se escreve, mais fácil ainda escrever. Preste atenção:
Chamem-me Ishmael. Fazia frio, muito frio aqui nas montanhas do Kilimanjaro. Ouvi sinos. Eles dobravam. E eu sabia exatamente por quem os sinos dobravam. Era por mim, Ishmael Twist. [nota do autor: agora fiquei entalado. Vou até uma rosa e olho no fundo d seu coração.] Isso mesmo, Ishmael Twist.
Eis um exemplo do que chamo escrita “pura”...”é constantemente acompanhada por uma voz que nos repete: Por que estou escrevendo isto? E então, só então, o escritor pode almejar a sua realzação mais alta: ouvir a voz do leitor enunciando a sua pergunta complementar: “Por que estou lendo isto?”
(Última frase escrita por Steve Martin conforme ouvida de Cindy Adams).”

Adorei. E vocês?

*abril 2007

Nenhum comentário: