quinta-feira, julho 16, 2009

"Educar pelo cinema"



'Educar pelo cinema" de Contardo Calligaris aqui.

Um bom artigo.
Quem não sofre com filhos adolescentes? Contardo sempre diz que nos tornamos o que somos pelas identificações, inclusive via cinema. Eu já sabia-psicanálise- e o cito porque quem repete sempre isto é ele.
Eu acho que escolhi o nome Laura pela imagem linda de Laurel Bacall, pelo casal- era casada com Humphey Bogard- e porque o Jean, meu amigo, era fã dela- e eu dele :)
Tenho um vídeo do " Café filosófico" muito bom onde ele fala disto. Vejam aqui. Vocês podem comprar, existe à venda por ai nas melhores casa do ramo. :)

2 comentários:

Hélio Jorge Cordeiro disse...

Isto me lembrou o livro de David Gilmour, O Clube do Filme (Ed. Intrínsica 2009). O livro fala sobre um crítico de cinema desempregado, com uma vida complicada e com um filho de 15 anos cheio de reprovações na escola, pois o menino detesta-a. O o pai resolve negociar com o filho; tira-o da escola desde que o menino assista três filmes por semana e os discusta com ele.

Hélio Jorge Cordeiro disse...

Pois, é Laura, o meu notebook pegou um trojan esses dias e eu não consigo assistir um video decentemente. Não tenho paciencia. Para não dizer que sou um estressado de uma figa, aguentei ver um video lá no Nassif, mas foi porque o assunto me pareceu uma boa idéia pra a gente usar contra essas grandes M.... de comunicação que nos fazem de idiotas quando a gente vai entrar em contato com seus CallCenters de M....

bxinhos