sábado, fevereiro 28, 2009

Por que a brasileira se auto-mutilou?




O caso da moça brasileira na Suiça ainda reverbera em mim. Gostaria de entender melhor. Li que ela poderia ter sofrido alterações de humor pelo lupus, questionei entre amigos.
Uma amiga psiquiatra, que vive em São Paulo, respondeu-me, acho que é interessante lerem.
Eis o e-mail dela- mexi na pontuação para ficar mais fácil ler:


"Aproveito a ¨deixa¨para dar minha opinião em relação aos sintomas ligados ao lúpus.

É verdade que existem sintomas psíquicos e neurológicos ligados ao lúpus, incluindo quadros psicóticos.

O mais interessante é que pode haver quadros de alteração de personalidade ocorrendo de forma mais aguda, dependendo de alteração inflamatória de áreas cerebrais, e nesse caso o que chama a atenção é a mudança em relação à estrutura de personalidade prévia.

Dependendo da área afetada, ou seja, frontal, temporal etc., vão predominar alterações de humor, labilidade afetiva, impulsividade, perda de inibição social, agressividade, paranóia, etc, mas o importante é que a pessoa "não é ela mesma", na visão dos que a conhecem na intimidade.

Outra possibilidade que acontece em lúpicos é a de quadros psiquiátricos induzidos ou agravados pelo uso de corticoide, aí poderia haver aparecimento de quadros latentes de depressão, e especialmente de transtorno bipolar, às vezes com características de personalidade borderline, que parecem ter se manifestado nessa menina, e não seriam necessariamente do lupus, mas poderiam ser ligados à medicação para o lupus.

De modo que o assunto é bem complexo. O importante vai ser avaliar bem a personalidade prévia, o que houve de alteração aguda, que medicações estava utilizado, como estavam as provas laboratoriais de atividade da doença, além da avaliação psiquiátrica propriamente dita, para avaliar a participação do lupus."

Euthymia Brandão de Almeida Prado

Um comentário:

Leila Silva disse...

Nem imaginava que o lupus poderia influenciar assim o psíquico, ainda que seja em consequencia da medicação. Já é tão duro viver com a doença...