domingo, janeiro 11, 2009

Arquivo 2007

Sexta-feira, Abril 27, 2007

O amor e meus romãs











Achei este desenho e resolvi mostrar aqui, é meu, há anos não desenho com aquarela. Este é acrílico diluído em água.

Fui, ao entardecer, com Jo à praia de Ponta Negra, lá perto do moro do Careca, é lá que eu gosto. É o lugar mais primitivo da praia, tem muitos pescadores, jangadas. É a Natal que eu conheci há mais de 20 anos, sem os turistas estrangeiros. Caminhamos na areia, eu tomei um banho de mar. Fiquei feliz ao vê-la tão feliz pisando na areia. Não vai nunca à praia, é difícil, tem dores. Ontem disse que doía só de respirar. É difícil ver alguém que se ama assim. O meu amor por ela foi amor à primeira vista. É tão elegante e linda, tem olhos azuis ou verdes- depende do dia- traços finos, lindo sorriso- sorri muito, mesmo com dor. Me sinto impotente, quero fazer mais para vê-la melhor, faço pouco, queria poder fazer mais.
Para quem não sabe e já está curioso, Jo é uma amiga, eu a conheci faz pouco mais que um ano. Ela sofreu um acidente horrível, esteve pertíssimo da morte, teve infecção generalizada por 'Stafilococus aureus', ficou por um fio. Eu disse na ocasião que se ela sobrevivesse eu virava budista- eles acreditavam que ela se salvaria, eu morria de medo, sofri muito. Se salvou, mas ainda tem dores fortes na coluna operada, faz fisioterapia quase todos os dias, estas coisas. É casada, tem um marido lindo e amoroso (dádiva), tem um filho de 8 anos, belo, parece um anjo. São budistas. Acabei fazendo 'daimoku' com eles depois da praia na casa deles, nunca fiz tanto- não consigo- acho que fiz uma hora.
Jo está lendo Javier Marias, um escritor que eu gosto muito, vi lá o livro, lê em italiano para não esquecer a língua materna.
Aí recebi hoje de manhã:

"querida , obrigada pela linda tarde,
fiquei feliz também que fiz daimoku comigo !
aqui "Mulher forte e mulher de força" ...
um beijao
vc e´uma das (pochissime!) coisas boas dos últimos anos !
ti voglio bene"

Estas coisas me fazem feliz, mesmo que outros não me digam "ti voglio bene", ou mesmo "eu te amo"...

Ontem antes de sair recebi um email de um homem desconhecido que dizia entre outras coisas sobre meus escritos:
"uma mulher quando é plenamente mulher resume todo o universo...
acho que vc resume bem as estrelas".

Uauuuuuuuuuuuuuuu, se eu receber um elogio assim por semana ficarei curada de todo mal de amor possível, terei crédito e não serei mais mal amada, porque quando se tem uma auto estima boa- a minha é mais ou menos- não se aceita amores pela metade.
O que se passa com os homens? eu me pergunto. O que os faz tão travados? o que os faz tão arrogantes?
Não sei.
As exceções existem, claro, mas são raras. Ah! e quantas vezes não achamos graça naqueles que nos tratam com delicadeza? Neuróticas de pedra achamos que amor rima com dor.
Eu não acredito nesta equação, já fui muito amada, sei o que é um olhar enamorado, amei muito e fui muito feliz. Às vezes brinco dizendo que agora o que vier é lucro :) Mas vivo enamorada, sempre quero mais amor. Sou muitoooo generosa com homens, espero, dou brechas para facilitar a comunicação, pero... nem sempre adianta. Não sou boazinha, não. Algumas vezes sou sarcástica, eu sei me defendo assim.
O silêncio é mortal, nos faz mal, dói, e nos mostra o lado negro d'alma. Pois é, o silêncio enlouquece, faz com que projetemos rancores, ódios, ciúmes doentios... Mas alguns preferem assim. Eu não. Gosto de falar claro, sou espontânea, aí assusto os homens. É isto.
Não só eu assusto, vejo amigas jovens sós, moças muito interessantes e bonitas, sós.
Onde estão os homens?
Onde nós nos perdemos?
Qual elo se rompeu?
Tá, as mulheres evoluíram rápido demais, eles vêm atrás assustados, mas será que a atração não deveria ser mais forte e prevalecer?

Há exceções, viu? Você talvez seja uma, entonces não se ofenda :)

Nenhum comentário: