sábado, novembro 29, 2008

Jeannette Walls: "O castelo de vidro" -- "The Glass Castle"

Outro dia visitei minha mãe, e ela me entregou um livro, sempre faz isto, estou com vários aqui que nunca abri, alguns bons, eu sei, como o das pipas. Tenho lido poucos livros, mas sempre leio algo. Peguei o tal livro achando que não passaria da primeira página, mas a autora me fisgou no primeiro capítulo.
"Castelo de vidro" é uma auto biografia, com certeza romanceada, porque não acredito que a vida dela tenha sido tão rica em excentricidades e emoções. Enfim...um belo livro. Ao contar para Daiany o primeiro capítulo ela chorou, eu me comovi muito também. Ainda estou lendo, falta bastante para acabar, mas com certeza é um livro que todos deveriam ler. Ela questiona todos os valores atuais da sociedade de consumo, contando a história da família, o comportamento dos pais, a educação que deram aos filhos. Quem não ler sai perdendo.
Não é a melhor escritora que conheço, me incomoda um pouco a simplicidade da fala da menina narrando, mas é a mais bela história de vida que eu li. Talvez tenha visto algum filme que chegasse perto, agora não lembro... Melhor que ler "Liberdade sem medo" de Alexander Sutherland Neill. Meu pai, que foi general do Exército, era fã de "Summerhill" e tinha idéias muito semelhantes as do pai da Jeannette. Foi um homem muito interessante. Agradeço a ele quando olho um bóia fria no sol escaldante e me comovo. Para ele o luxo era o visual do pôr-do-sol e não a roupa de marca.
Chega, já falei demais.
Bom fim de semana.

Nenhum comentário: