quarta-feira, outubro 15, 2008

Pobre Notre Dame





A sua amiga aqui em Paris, feliz da vida- atrás está a ilha onde está a Notre Dame. Quase não fui pela fila- estive lá duas vezes antes e não entrei- cruzes!
Syl me empurrou pra furar a fila, bem na frente, ela ficou de fora, quando vi estava ao lado de um velho e uma japonesa, que reclamava na lingua dela, entendi tudo- fingi que não era comigo- se não fosse Syl não teria entrado.
Deuses qta fila... e lá dentro, fiquei pasma, tem uma máquina de moedas que vende medalhinhas de santos- as pobres almas santas devem se revirar nas tumbas.
Na saída, dentro da igreja, juro, uma velha freira de mão estendida pedia esmola sentada num banco perto da saída- um horror. isto DENTRO da Catedral de Notre Dame de Paris.
Não me emocionei, chorei, sim, no Jardim do museu Rodin, as lágrimas rolaram.
Esta região onde está a Catedral é a que menos gostei de Paris, detestei, na verdade, por mim nem iria, fui porque senão... acho que daria culpa, resíduos de infância, e porque fui empurrada literalmente. É um lugar cheio de gente, comércio violento- exagerado. É feio ali.

Quando era criança eu tinha um binóculo pequenino de prata que tinha esta imagem:




Mapa antigo:



Moderno:

Nenhum comentário: