quinta-feira, outubro 23, 2008

Flanando em Paris





O presente que eu me dei lá na livraria Taschen.
Ele é demais. Tem frases dele também, pena que o fundo é preto e é difícil enxergar, mas estou lendo.
É trilíngue, muito chic o meu livro do Marlon Brando.
O do Chagall também, mas ainda não comecei a ler.

A livraria é super gostosa, já disse, eu sei, e tem uns rapazes super gentis, atendem com muita simpatia, aliás, eu fui feliz quanto a isto em Paris, só na Alfândega senti grosseria, em Portugal também. Em Paris, aconteceu de 2 motoristas serem indelicados, mas nem liguei, óbvio, a maioria foi super gentil comigo- deve ser pelo meu francês hihihi eu começava sempre com um:
-Bonjour, monsieur, s'il vous plaît, je parle un peu français...
Sempre um merci daqui, outro dali, um pardon, funciona. Nunca havia visto um povo se cumprimentar tanto. A gente ouve Bonjour o dia todo. legal, eu gostei. No ônibus ou metrô a gente ouve Pardon, a minha amiga disse que tem que dizer Pardon e ir empurrando, senão não consegue sair.
Tenho saudades.

Ontem eu disse aqui no Correio, quando uma conhecida me perguntou sobre a viagem, que adorei, que é muito diferente do Brasil, um caixa- também conhecido- sentiu-se ofendido e perguntou por que não fiquei por lá.
Aqui, como em Cabo Frio eles adoram dizer isto diante de qualquer crítica: "Então por que mora aqui?"
São indelicados, grosseiros, em CFrio era a mesmíssima coisa.
Queria morar lá e cá.
Juarez mora em Paris e no Rio, é um privilegiado. Disse que no mundo há 3 cidades para se morar: Rio, Paris e Veneza( esta ainda não conheço, mas acho que ele tem certa razão, tirando um pouco o lado esnobe. São Paulo também é legal, apesar do trânsito, gosto dos paulistas também.
Em Paris há arte em todos os lugares e é disto que eu vivo. Vi muitos museus e queria ver muito mais. Não amei tudo que eu vi nos museus, óbvio, mas eu amo arte. faltou muita coisa- um dia eu volto. E quero ir à Amsterdã que tem o maior número de galerias de arte do mundo.

Ah! um dia eu sai toda de preto, como as francesas andam no inverno- só preto- estava com um vestido de lã que comprei lá- baratíssimo, numa loja em Barbès- usava echarpe preta, óbvio, como todos os franceses, ou moradores de lá,(homens e mulheres)- lá venta e é frio. Bom, fui caminhar ali pela Place Vendôme, que é um luxo, só lojas de grifes e o Hotel Ritz. Vim caminhando e entrei numa galeria de arte- galerie Vendôme. A moça me deu a cartela dos preços, achei engraçado, o preço girava em torno de 6 mil euros e eu não gostei, mesmo que tivesse grana, não compraria. Mas depois contei para minha amiga que eu devia estar com cara de quem podia comprar e cara de parisiense- ando de preto sempre que posso, minha roua preferida.




Tirei esta foto da vitrine desta loja. Uma loja de sapatilhas para bailarinas, super bonita. Algumas luminárias têm saias de dança. Como está na moda sapatilhas, as simples mortais das francesas, compram lá sapatos. Imaginem...Já usei muito sapatilhas, hoje prefiro um pequeno salto, fica mais confortável.
Chega de falar de mim. Cansei de lero-lero. É pra distrair, a cabeça está a mil, cheia de coisas para resolver para a casa nova, mas vou devagar, sempre fico estressada nas mudanças, desta vez quero ainda estar no astral da viagem.



Esta foto** é do Hotel Ritz, está torta porque eu estava num daqueles ônibus para turistas de 2 andares- é uma boa para você ver os lugares mais badalados( custa 24 euros e vale por dois dias), para se orientar um pouco e escolher o que quer ver, realmente. Eu depois voltei caminhando por ai, vi cada loja, há muitos relógios e jóias por ali- coisas para milionários. Mas achei, adiante, uma loja meio bagunçada, bem perto dali, que é tax free*, comprei o perfume para meu filho lá e umas coisinhas. É de uma família, vê-se logo, e são super gentis. Ele disse até que meu francês era bom hohoho adorei o homem, óbvio. Nós conversamos um pouco porque eu hesitava e falava com ele sobre isto.

*A loja é Catherine, achei aqui num saco plástico, e fica em: 6, rue de Castiglione. Tel: 0142610289. Metrô: Tuilerie ou Concorde. Vale a pena, muito mais barata do que outras, onde vi produtos semelhantes.

** Julho 2009 Um dia me escreveram pedindo para usar esta foto num Guia turístico de Paris. Ulalá, é um site americano, acho, esqueci... acharam a foto no Flickr.

Nenhum comentário: