sexta-feira, julho 04, 2008

Rádio suíça diz que Farc receberam milhões

Rádio suíça diz que Farc receberam milhões para liberar Betancourt

da France Presse, em Genebra

da Folha Online

Dirigentes da guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) teriam recebido milhões de dólares para liberar a franco-colombiana Ingrid Betancourt e outros 14 reféns, afirma a Rádio Suíça Romanda (RSR).

"Os 15 reféns foram comprados na realidade a preço forte. Depois disso toda a operação foi uma encenação", afirmou a rádio pública.

Quase US$ 20 milhões foram entregues aos seqüestradores, segundo a RSR, que cita uma "fonte ligada aos acontecimentos, confiável e testada em reiteradas ocasiões nos últimos anos". A emissora acrescentou que os EUA estiveram na "origem da transação".

Nos últimos anos, a Suíça atuou ao lado de Espanha e França, a pedido do presidente colombiano, Álvaro Uribe, em uma missão de mediação com as Farc.

...

Arte Folha Online/Arte Folha Online


"Os helicópteros, que na realidade eram do Exército pegaram os reféns em Guaviare e os levaram à liberdade", afirmou o ministro. Dois guerrilheiros foram capturados na operação.

"Essa foi uma ação sem precedentes", afirmou o ministro ontem, em coletiva na sede do Ministério da Defesa, em Bogotá. "Isso entrará na história por sua audácia e efetividade."

Segundo o ministro, a operação que permitiu o resgate dos reféns foi 100% colombiana...


Leia mais.

Nenhum comentário: