sábado, março 01, 2008

Os 50 anos da bossa nova-show hoje- Ipanema


Foto dos Joãos Donato e Gilberto.

Ah! se eu pudesse ir... seria um dia feliz.

Show lembra 50 anos da bossa nova neste sábado no Rio

Show celebra os 50 anos de bossa nova

Artistas que construíram a história do movimento musical mais famoso do Brasil reúnem-se com seus discípulos para relembrar canções e momentos da MPB

Danilo Casaletti

Artistas vão lembrar músicas do maestro Tom Jobim (1927-1994)

No sábado (1º), a praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, vai assistir a um encontro para celebrar os 50 anos de bossa nova, gênero criado pelo músico João Gilberto que revolucionou a música popular brasileira e a fez ficar famosa no mundo todo.

Os músicos que tomaram parte da história do movimento - João Donato, Roberto Menescal, Carlos Lyra, Zimbo Trio, Oscar Casto Neves, Marcos Valle, Leny Andrade - recebem aqueles que foram diretamente influenciados pela bossa - Leila Pinheiro, Emílio Santiago, Joyce e Bossacucanova. No show, ainda há espaço para a nova geração, como é o caso de Fernanda Takai - que acaba de lançar um disco com regravações do repertório de Nara Leão, uma das musa do gênero - e Maria Rita, que vai relembrar o ambiente do Beco das Garrafas, uma famosa viela em Copacabana que abrigava as boates onde músicos como Tom Jobim, Johnny Alf e Dolores Duran tocavam.

Com apresentação de Miéle e Thalma de Freitas, o show, que começa às 19h, será divido em seis blocos temáticos: Orfeu da Conceição, Lançamento do LP 78 rotações de João Gilberto, Apartamento de Nara Leão, Beco das Garrafas, Carnegie Hall e E a Bossa Continua. No final, todos os artistas cantam Se todos fossem iguais a você, clássico de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

Segundo a organizadora do Bossa Nova - 50 anos, Solange Kafuri, o grande objetivo do evento é relembrar os momentos importantes do movimento e mostrar ao público que a bossa continua atual, mesmo que remixada para as pistas de dança do mundo todo. “Há um público eterno e também um público novo para a bossa”, diz Solange.

A apresentação na praia de Ipanema será registrada para o lançamento de um DVD comemorativo.

Mais aqui.

Ou aqui (01/03/2008 - 08h00)

Nenhum comentário: