domingo, março 30, 2008

Deixem os monges em paz!




Acho emocionante a tocha olímpica, o que simboliza, a fraternidade, a solidariedade- são afetos que mais me comovem no dia à dia. Talvez por eu sempre ter me sentido muito só. Eu disse 'ter me sentido', não que eu tenha sido sempre só. Todos sabem que vivo cercada de adolescentes agora. Mas sou um ser solitário, mesmo em agregações. Coisas da vida, me fez assim.
O budismo é a filosofia que mais gosto, pela paz que transmite, pelo desejo de estar em harmonia com o mundo. É a única religião ( não dá para separar filosofia budista de religião) que eu gosto- também simpatizo com os espiritualistas pela mesma razão: são solidários.
Bom, a inimizade da China por Dalai Lama me causa mal estar, é uma situação difícil de engolir. Há tempos vemos na TV imagens de monges em protestos, em luta- coisa inimaginável na minha cabeça. Não há esperança de diálogo no Tibet. Dalai Lama é líder amado no mundo todo, premiado com o Nobel. Parece um ser iluminado. Já o viram falando? É divertido, inteligente, sagaz.
Será que não vamos ver paz no Tibet?
Os budistas acreditam em carma- uma das dificuldades que eu tenho em aceitar a religião budista é porque eu não acredito em reencarnação, nem carma. Que carma é este, então? Será preciso limpar este carma. O carma budista pode ser transformado nesta vida, o dos espíritas não, só em outras vidas. difícil aceitar carmas...
ai ai queria ser mais crédula. Adoraria ser monja budista, um dia, quem sabe, eu chegue lá. Preciso ser mais flexível, ceder mais, ser menos racional. dai, quem sabe...
Procurando imagens de monges encontrei este blog muito bom e bonito, vejam.



Os monges como os vemos hoje




Como os víamos antes




Eu assisti uma palestra desta monja, é muito bonita e fala muito bem



Mais aqui.
Sobre a história do Tibet, leiam aqui na Luma.

Nenhum comentário: