domingo, janeiro 06, 2008

Eles se tocam, mas...





Hoje eu lembrei Confúcio, de quem sei pouco- o 'Y Ching' cita bastante- e uso uma frase atribuída a ele, desde que eu ouvi pela primeira vez, eu era adolescente- faz tempo.

"O amor e o ódio são dois extremos que se tocam e se confundem".

É vero. Hoje li esta frase como se fosse de Chico Xavier, era a mesma coisa dita de outra forma- nem sei mais. Foi num PPS. O tal PPs falava do amor- 'o que é o amor?

Ha ha ha

Acho que Confúcio sabia melhor o que era o amor. Falar de amor cai no vazio, sempre. Todos gostamos de ouvir alguém falar de amor, ouvimos embevecidos, mas é tudo uma ilusão tão grande, uma balela...Lembramos nossos amados, sentimos emoção intensa e só.
Viver o amor é outra coisa, muito difícil. Ai a porca torce o rabo, vem o ciúme, o ódio, a inveja. Também vêm: o carinho, a empatia- o sentir o que o outro sente- o desejo pelo corpo do outro, mas ...
Bom, é isto, vejam esta foto- às vezes me sinto assim- e leiam sobre Confúcio que é muito melhor que eu.


Uma historinha:


As três coisas

Chen Ziqin perguntou ao filho de Confúcio: "teu pai te ensina algo que não sabemos?"

O outro respondeu: "Não. Uma vez, quando eu estava sozinho, ele perguntou se eu lia poesias. Respondi que não, e ele mandou que lesse algumas, porque abrem na alma o caminho da inspiração divina. Outra vez ele me perguntou se eu praticava os rituais de adoração de Deus. Respondi que não, e ele mandou fazer isto, pois o ato de adorar faria com que entendesse a mim mesmo. Mas nunca ficou me vigiando para ver se eu o obedecia”.

Quando Chen Ziqin retirou-se, disse para si mesmo:

"Fiz uma pergunta, e obtive três respostas. Aprendi algo sobre as poesias. Aprendi algo sobre os rituais de adoração. E aprendi que um homem honesto nunca fica vigiando a honestidade dos outros”.
Copiei daqui.

Sábio este Confúcio, e pensem, foi antes de muitosssss outros pensadores. Agora só se repete, nada é original. E se você gosta de ouvir alguém cantar o amor, ouça aí embaixo a Maria Callas, é de arrepiar. :)

Nenhum comentário: