sábado, dezembro 15, 2007

Oscar Niemayer faz cem anos. Viva Oscar!!




"Niemeyer é 9º em lista que reúne 100 'gênios vivos'"


Um dos homens a quem admiro: Oscar Niemayer. Podemos nos orgulhar de ter um brasileiro como ele- são poucos. Faz cem anos mantendo a mesma postura ética que sempre o destacou. Um gênio do bem, sempre desejando um Brasil mais justo, menos desigual.
Ainda é otimista, o que me faz pensar que talvez esteja certo. Não devemos cair na tentação de achar que nosso país não tem jeito.
Na entrevista que deu à Folha disse:

"Cem é sacanagem, pô! Eu tenho sessenta!"
Ainda por cima tem humor. Um barato! Uma das pessoas que eu gostaria de ter convivido, não são muitas, como alguns podem pensar, mas este é especial. O Darci também era.

Está no UOL:

Frases:
Todo o prestígio da arquitetura brasileira se deve a ele. E é um prestígio advindo da idéia de imaginação, que, para o país, sempre representou uma esperança.
Paulo Mendes da Rocha, arquiteto

A metade do que ele fez ele não cobrou. Da metade que ele cobra ele cobra a metade.
José Carlos Süssekind, engenheiro

O ideal dele é mais ou menos igual ao do modernismo, o da arquitetura para todos.
Ricardo Ohtake, designer

As obras de Niemeyer estão impregnadas de tal modo que somos, todos e desde criança, capazes de esboçar, de cor, um par delas.
Angelo Bucci, arquiteto

A gente imagina que daqui a 300 anos ainda vão falar de nós, mas é ilusão. Vão lembrar só do Oscar. Sempre haverá alguém estudando a obra dele.
Darcy Ribeiro, antropólogo

A característica principal da obra de Niemeyer é a intuição, baseada na lógica da natureza. Por isso mesmo, a sua obra é capaz de emocionar qualquer ser humano, independente de sua formação intelectual ou categoria social.
João da Gama Filgueiras Lima (Lelé), arquiteto

Eu havia feito um post sobre em junho, se quiser leia aqui uma entrevista da Folha com ele.

"Cem é sacanagem, pô! Eu tenho sessenta!"

Mais aqui também na Folha.

Nenhum comentário: