domingo, agosto 05, 2007

"Coração tão branco"...








Vocês conhecem Javier Marias? Eu só li dois romances dele: "Coração tão branco" e "Amanhã, na batalha, pense em mim" e outro de contos,"Quando fui mortal".
Eu não sei bem o que há nos livros dele que me encantam. Sabe conquistar o leitor, prende sua atenção, te envolve. Acho que me identifico com os personagens dele, é isso. Nestes dois há intensa subjetividade.
Aqui alguém fala dos livros dele, há outros traduzidos. Queria ler em espanhol, não tenho.

No blog do autor há entrevistas, ao acaso peguei este trecho para a revista Trip:

"Ahora está apartado escribiendo una nueva novela.¿Cada nueva nueva novela implica un dislocamiento físico, implica un cambio de estrategia narrativa?

Lo del dislocamiento físico no lo entiendo muy bien; no es preciso tener ningún hueso dislocado, por ejemplo, para acometer una novela nueva. Las estrategias narrativas no son, en mi caso, previas a la escritura. Uno va poniéndose y resolviendo problemas (o no) a medida que avanza. Yo, al menos, no me los planteo antes de empezar. Vea, en esto la escritura no se parece al fútbol. En la primera, digamos, no valen de nada los entrenamientos ni las jugadas ensayadas".

Também acho.

Nenhum comentário: