segunda-feira, julho 30, 2007

"Se todos fossem iguais a você"...















Ontem acordei super tarde e de mau humor, coisa muito rara( as duas coisas nos últimos anos). Só à noite descobri que o mau humor- com uma tristeza profunda- foi causado de um sonho muito forte e angustiante que tive. E viva Freud!!

Depois de conversar com Dai num longo jantar no 'japa', cheguei e vi o programa do "Café filosófico". Quem não assiste os cafés filosóficos perde bons programas, são, em geral, muito bons, alguns são chatos, mas aí é só mudar de canal, né? Eu como gosto de pensar e ouvir gente inteligente falando, adoro.
Ontem foi reprise do Arthur Nestroviski, um cara muito simpático, que fez um programa delicioso. Aqui no 'Submarino' tem para vender. Quem mora nos grandes centros deve achar fácil por aí.

Sinopse do programa, tema "Amor canção".

"Arthur Nestrovski e Ná Ozzeti
Música e idéias se misturam neste programa apresentado pelo músico e crítico da Folha de S. Paulo, Arthur Nestrovski. Para debater o tema “Amor Canção”, Nestrovski trouxe ao palco do Café Filosófico a cantora Na Ozzetti. Juntos eles passeiam por momentos inspirados da música popular brasileira, detendo-se em momentos-chave e, principalmente, tendo em vista a forte presença do amor nas letras das canções."

Ele começa com esta música

Foi muitooo interessante, Arthur Nestrovski, falou da relação da música com o amor, como é mais fácil dizer o seu amor através música, começou com "Eu sei que vou te amar" que eu adoro e choro quando ouço. Arthur tocou violão e Ná Ozzetti cantou, com uma bela voz, muito limpa, mas sem emoção(impliquei), mostrou como também nas composições a resolução fica em suspenso até um final exuberante, mostrou isto nas músicas de Tom Jobim e outros. O amor, a entrega, em suspenso.
Fique de olho na Tv cultura, eles reprisam sempre.
Clarice Lispector entrevistava e fazia três perguntas sempre. Aqui ela faz para Tom Jobim.
As perguntas:
Qual é a coisa mais importante do mundo?
Qual é a coisa mais importante para a pessoa como indivíduo?
E o que é o amor?*

O Arthur mostra como esta música, "Se todos fossem iguais a você", é perfeita em termos musicais, considera uma das mais belas, entre tantas, pela perfeição. Tom Jobim vai chegando ao clímax, aí volta, vai adianto o acorde final- assim com no encontro amoroso.

Se todos fossem iguais a você

(Tom Jobim e Vinícius de Moraes)

Vai tua vida, teu caminho é de paz e amor
A tua vida é uma linda canção de amor
Abre os teus braços e canta a última esperança
A esperança divina de amar em paz

Se todos fossem iguais a você
Que maravilha viver
Uma canção pelo ar
Uma mulher a cantar
Uma cidade a cantar
A sorrir,a cantar, a pedir
A beleza de amar
Como o sol
Como a flor, como a luz
Amar sem mentir, nem sofrer
Existiria verdade
Verdade que ninguém vê
Se todos fossem no mundo
Iguais a você


Toca "Carinhoso" e mostra como esta música fala de um amor novo naquele tempo, o amor que desperta na rua. O olhar amoroso que segue, que busca- amor- busca. Hoje tão comum nos 'Shoppings', nas escadas rolantes- amores fugazes.

* Respostas de Tom Jobim nesta entrevista, leiam aqui:
- A coisa mais importante do mundo é o amor. Segunda pergunta: a integridade da lama, mesmo que no exterior ela pareça suja. Quando ela diz que sim, é sim, quando ela diz que não, é não. E durma-se com um barulho desses. Apesar de todos os santos, apesar de todos os dólares. Quanto ao que é o amor, amor é se dar, se dar, se dar. Dar-se não de acordo com o seu eu - muita gente pensa que está se dando e não está dando nada - mas de acordo com o eu do ente amado. Quem não se dá, a si próprio detesta, e a si próprio se castra. Amor sozinho é besteira.


E para você qual é a coisa mais importante do mundo?


E para mim?
Acho que é a solidariedade- que é amor também, mas menos egoista, eu acho, menos umbigo.
E o amor o que é? Amor é a ilusão mais gostosa que existe, e imprescindível para mim. Já disse outras vezes aqui, que se não tenho um amor fico vazia, chata, prefiro 'inventar' um amor. Já que é ilusão, invenção, entonces... :)

Nenhum comentário: