terça-feira, julho 17, 2007

"E assinou o próprio nome "...






















Vi este filme , "The pillow book" -"O livro de cabeceira"- e adorei. Não é recente, é de 97, tem 10 anos, mas eu não conhecia e é filme que não desbota. Dai já havia falado que eu gostaria e acho que Leila, da Bélgica também falou...
Quando fui buscar mais informações sobre o filme, vejam o que encontrei, que preciosidade. Peter Grenaway fez 26 apontamentos sobre o filme. Um barato!
Este filme tem a ver com amor, morte, sexo e lógico com psicanálise. Estes dias não tive tempo para parar e escrever sobre, mas ainda vou falar mais. Tem tudo a ver com Édipo. Fiquei encantada! E é um filme metalingüístico, não é fácil, é preciso pensar. O filme é em cima de um livro que uma mulher, Sei Shonagon, escreveu entre 996 e 1021. Seria um livro de cabeceira, algo para se deitar sobre, como um traveceiro, ou para fazer anotações sobre o que irrita, por exemplo. Um diário, um blog :)
Num ritual que acontece todo aniversário da menina, o pai a pinta, desenha no seu corpo um poema, ou seria uma oração que ao final diz lembrando a criação divina: " Ele (Deus) pintou os olhos e a boca e assinou o próprio nome para que o dono jamais o esquecesse". E ela segue pela vida perseguindo isto. Um barato!
"O livro do amante", ela escreve sobre o amante morto. UAUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
Tudo a ver com psicanálise. Quero rever. Ficou tudo meio no ar.
Aqui fala algo, não li ainda, hoje não dá.

PS: Aquele filme da velha, que eu gostei e comentei estes dias, eu disse que achava que era canadense, me enganei, deve ser francês ou belga, afinal foi no Eurochannel.

Nenhum comentário: