quarta-feira, maio 09, 2007

Ó Papa aí, Ó















Não sou religiosa, vocês sabem, não aceito dogmas e reluto em seguir rituais- se não fosse por isso já estaria budista, filosofia que gosto muito, melhor que todas as outras que eu vi por ai.
Budismo- filosofia, não religião. Ai pega, porque é inseparável. Conflito. Impasse. Bloqueio.
Equaçãozinha que me chateia.
Bom, e o Papa? Pois é, veio ao Brasil, canonizar um frei, que Freud deve explicar porque me foge o nome sempre, participar de um Congresso e mais o quê?
Veio para dar recado aos padres da Pastoral, para acentuar a rejeição ao aborto, camisinha e a outra 'praga', palavras dele- o segundo casamento.
No Brasil milhares de mulheres fazem abortos clandestinos, como no México onde foi descriminalizado. Centenas morrem sem atendimentos adequado. E só quem não viu o sofrimento de uma mulher que opta pelo aborto pode dizer barbaridades sobre isto. Só as mulheres deveriam decidir isto. O corpo é nosso, quem sofre somos nós. tanto na concepção indesejada quanto numa gravidez desejada.
Eu acho que as pessoas escolhem a religião que querem. Não é assim? Então... cada um tem a religião que escolhe.
Minha mãe é católica, vivia rodeada de padres, era da 'Ação católica', lá em casa havia reuniões com mulheres, e padres freqüentavam. Estudei em colégios de freiras até o colegial, depois fiz PUC. Lá estudei alguma coisa de teologia, os professores padres eram inteligentes, não incomodavam.
Mas eu não sou católica, não casei- fiz primeira comunhão e crisma, porque ainda não era dona do meu nariz.
Não eduquei meus filhos com religião, eles questionam tudo. Se um dia escolherem alguma, desde que não fiquem fanáticos, eu aceitarei numa boa, até porque agora a escolha é deles.
Mas fanatismo, tô fora.
O Brasil é um país com predomínio de católicos, agora proliferam seitas e evangélicos. Estes me assustam pela rigidez mais que os católicos. E sabemos, os católicos são mais tolerantes com espíritas, umbandistas, candomblé, há um sincretismo presente na nossa história.
http://www.guia.heu.nom.br/sincretismo_religioso.htm
Se as religiões evangélicas predominarem adeus candomblé e outras cositas más.
Quantos católicos vão à praia no 'Reveillon' e fazem preces à Yemanjá? Muitos... E quantos usam camisinha, casam pela segunda vez, fazem aborto? Muitossss, basta depois se confessar. É simples. :)

* O título acima é referência ao filme Ó pai ó que ainda não vi mas vou ver, com o Lázaro Ramos, que dizem está ótimo. Copiei do programa 'Casseta e Planeta' de ontem :) eles estavam divertidos, vi um pedaço, esqueço de ver.

Nenhum comentário: