terça-feira, março 06, 2007

Gabriel García Márquez completa 80 anos. VIVA!!!!

















Deu na Folha de S Paulo:

Gabriel García Márquez completa 80 anos.

(Que bom que ele ainda está vivo! É um dos meus escritores preferidos. Li muitos livros dele, mas acho que não li tudo, são muitosssss. "O amor no tempo do cólera" é um dos meus preferidos. Sonhei com um amor na maturidade como aquele- ainda há tempo :)
"Cem anos de solidão" faz parte do meu imaginário, mais que qualquer outro, tão forte impressão deixou. E tem "Ninguém escreve ao coronel", comovente. "Crônica de uma morte anunciada" que você lê num fôlego. "Relato de um naufrago" também, e muitos outros, onde personagens ricos te encantam. Não gostei do "Memórias de minhas tristes putas", o único que não gostei, li na marra, porque peguei emprestado e achei que deveria ler, afinal todos adoraram, mas eu não. O que não mudou nada, continuo achando o Gabo fantástico. Se você não o conhece, procure conhecer, vai se enriquecer, pode crer.

Vejam a notícia lá embaixo que linda.)

O ano de 2007 é especial para García Márquez de diversas maneiras: além de se tornar um octagenário, também é quando completam quatro décadas da publicação da história fantástica do coronel Buendía narrada em 'Cem Anos de Solidão", 25 anos após ter recebido o maior prêmio universal das letras e 60 de produção literária, com a publicação do conto "A Terceira Resignação".

"A verdade é que eu escrevo, simplesmente, porque gosto de contar coisas a meus amigos", declarou em 1968. Em outra entrevista, disse que só lamenta na morte o fato de não poder contar para ninguém a história depois.
...
Gabo afirmou em 1967: "Me parece que é necessária uma enorme irresponsabilidade para ser escritor".
...


05/03/2007 - 10h23
"Cem Anos de Solidão" ganha leitura pública de 16 horas em Madri (Que barato!)
da Ansa, em Madri

Uma leitura pública de "Cem Anos de Solidão" começou nesta segunda-feira (5) na Casa de América de Madri.
...
A vice-premiê espanhola, Maria Teresa Fernandez de la Vega, começou a leitura do livro na escadaria do Palacio de Linares, que abriga a Casa de América na Plaza de Cibeles.

María Teresa leu sete páginas do livro e logo continuaram a leitura a vice-presidente do Congresso, Carmen Chacón, a secretária de Estado para a cooperação internacional, Leire Pajín, e a secretária de Estado para a Ibero-América, Trinidad Jiménez.

Participarão da leitura, que deve durar quase 16 horas, cerca de 80 pessoas, entre elas a atriz Marisa Paredes, Sergio Cabrera, Mercedes Sampietro, Emma Suárez e Montxo Armendáriz.

(Bela homenagem!)

Nenhum comentário: