quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Violência Urbana

















Clique na foto e veja a imagem ampliada, fica mais linda ainda. Acabo de receber de uma amiga carioca da gema.Tks Ana.



Violência Urbana


Amanhã faz uma semana que eu abri a jornal e li sobre a morte horrorosa do menino no Rio. Senti um mal estar no estômago e chorei. Não quis saber detalhes, doía. Passei o dia mal, irritada, com vontade de chorar. Só no fim do dia melhorei, depois de sair e encontrar um amigo.
Que horror!
Bom, fazemos o quê? Vocês sabem que o assunto mexe comigo, todas as vezes que algo assim acontece fico péssima e venho até vocês para falarmos sobre a violência. Mas isto não basta. É preciso fazer mais e mais. A educação precisa ser mais abrangente, precisamos de espaços lúdicos para esta garotada que cresce no meio da droga, que são aviltados desde que saem da barriga da mãe, ou antes. Não adianta condenar os meninos, é preciso dar condições de mudança tanto internas, quanto externas.
Desde que cheguei em Natal que eu tento me inserir num projeto social, faço palestras de graça para pais, é pouco, é preciso mais, é preciso mobilizar a comunidade toda. Por que eu não consigo fazer mais? Às vezes me pergunto o por quê. Primeiro porque as pessoas não têm grande interesse nisto, não dá voto, infelizmente é por ai. As escolas não abrem espaço, têm agendas lotadas, e pouco interesse também, não alcançam oa importância de palestras, de abrir espaço para os pais e os jovens. Também acho que fico muito envolvida com meu mundinho, sou só com os meninos, acho que muitas vezes não dou conta de tudo. Este início de ano foi exaustivo, mudei de apê e Dan mudou de escola. Houve dias em que tinha vontade de sumir de tantas pequenas coisas objetivas para resolver- acho que gosto mais de resolver problemas não- objetivos dos outros, é mais fácil- afinal foi o meu ganha pão durante mais de 26 anos. Tenho saudades. Quero voltar a trabalhar também em consultório, não dá para adiar mais. Penso sempre que haverá tempo, esqueço que não tempo mais tanto tempo. A adolescência já ficou lá atrás faz muito. E também não é possível mais achar que o mundo terá uma solução mágica, se nós não colocarmos a mão na massa estaremos todos perdidos. O Contardo na semana passada falou sobre ficarmos de braços cruzados em relação à terra...Leiam aqui.
Voltando à violência, esta discussão sobre a maioridade eu deixo para especialistas. Eu não tenho uma opinião segura, em princípio acredito que não vai resolver. Nosso sistema carcerário é um desastre, uma fabrica de delinqüentes.
Outro dia eu vi um programa da Marília Gabriela com a Marina Maggessi, chefona da polícia civil, gostei muito do que ouvi, é uma mulher inteligente. Ela conta que quando um destes bandidos chegam na mesa dela ela pergunta:
" Está com fome? sede? quer comer alguma coisas?"
Os caras desmontam. Disse que faz para se aproximar mesmo. Disse que os funcionários ficam p da vida porque têm que ir comprar lanche pra bandido. Ela está certa. Por que aumentar a tensão,a pressão? Só vai piorar.
Achei esta entrevista dela, leiam que vale a pena.
Colocarei aqui os textos que eu achar e gostar sobre o tema.
Hoje coloco o Gabeira e este que acabo de achar
Entre neste debate acesse este site e discuta.

Nenhum comentário: