domingo, novembro 26, 2006

Não consegui ler até o fim...


























O Lino me pergunta que livros eu não consegui acabar de ler. É fácil responder, até porque não acabei uma porção, mas escolhi 3 que vocês devem conhecer e muitos devem amar:

"O Evangelho Segundo Jesus Cristo", de José Saramago.
Reconheço o valor do autor, mas não consegui ir além das primeiras páginas...algo nele me incomoda, li um pequeno que gostei, a estória de um homem e um barco. Não sou perfeita, já disse antes aqui. Eu leio muito menos do que gostaria, ainda bem que quando era jovem devorava livros.

"O Demônio do Meio Dia", de Andrew Solomon
Eu sou depressiva e fiquei mais ainda ao começar a ler. Parei.
Outro dia uma moça me disse que estava lendo porque era deprimida, recomendei que parasse de ler. Eu me senti péssima lendo. Eu conheço bem a depressão, senti na pele- nunca fui ao extremo porque sempre peço ajuda- também por ter estudado e atendido pessoas depressivas. Acho que quem não sabe o que é depressão deve ler :)

"O Código da Vinci", de Dan Brown. Li 3 capítulos, me esforçando, ai pensei: "Para que insistir?" Não me arrependi. Eu sempre li só o que gosto muito. Não vi o filme, nem tenho vontade de ver.
Respondendo ao Lino: nunca li Paulo Coelho, porque não gosto do tipo de literatura que ele faz. Os clássicos russos eu li quando mocinha, meu livro de cabeceira era um livrinho de contos de Gorki, foram minhas primeiras leituras junto com romances ingleses (Graham Greene). Lia e gostava muito, uma delícia. Outro dia li de novo contos de Tchecov
Eu lia o que havia em casa,por exemplo só fui ler Jorge Amado depois dos 30 acho, numas férias, achei o livro de Gabriela e li, gostei, na minha casa não tinha Jorge Amado- minha mãe era leitora de clássicos- V. Woolf, estas coisas. Mas por alguma razão inexplicável, eu li pouco Virginia.
A primeira vez que peguei "Cem anos de solidão" eu não consegui ler, devia estar com dificuldade de concentração :) na segunda vez adorei, portanto, quem sabe um dia eu venha a amar o livro de Saramago, né?
Como vêem adoro literatura, ficaria horas aqui falando.

Passo esta brincadeira para amigas que gostam de ler:
Lou
Dai
Mani
Como sou democrata, acho que quem quiser deve fazer um post sobre isto, a gente gosta de responder perguntas, não é? Entonces... estão todos convidados.
Que livros você não conseguiu ler até o fim?

Nenhum comentário: